Nos trabalhos que realizo preciso usar ferramentas para uma visualização rápida sobre o nicho de mercado, para que possa identificar oportunidades. Para ser um “expert” em coisas como loja de roupas, produção de flores e corretores de seguros é preciso ter na mão critérios de analise que apontem para o que é mais importante para cada setor naquele momento.

Dessa forma, criei para mim (e compartilho com vocês) a “teoria do abacate” (ela é realmente boa e criei esse nome apenas porque é o que estava na minha frente nesse momento…)

Então vamos lá:

  1. A casca do abacate equivale ao cenário econômico e para onde ele está apontando:
    1. É claro que todos os nichos de mercado são influenciados pelo contexto macroeconômico, ainda que depois, a peculiaridade do nicho possam lhe proteger mais ou menos;
    1. Para esse momento, apesar do cenário mundial e das cabeçadas do governo, temos indicadores que nos levam a acreditar em um ciclo bom para 2020 a 2022 (reforma da previdência, cesta de bondades sobre juros e impostos, redução do desemprego, redução da inflação, etc.)
    1. Assim, nossa casca aponta para coisas oportunas, mas elas não servirão para todos…
  2. A polpa ou o miolo do abacate equivale ao comportamento dos últimos anos naquele nicho:
    1. É certo que transformações aconteceram nos últimos anos, seja lá onde você esteve trabalhando;
    1. Vivíamos um cenário de demanda na década de 90 e uma grande voracidade para compras.
    1. Depois, no inicio dos anos 2000, tivemos um cenário de oferta, com queda de preços, canibalismo e concentração de oferta;
    1. Em seguida tivemos um novo ciclo de crescimento, de 2010 a 2015, onde a tecnologia, o valor agregado, novos formatos de negócio floresceram;
    1. Finalmente, de 2015 pra cá temos um mercado retraído, que pede produtos e serviços on demand, menos compra e mais uso, mais experiencia e mais eu mereço
    1. Para o novo ciclo que se aproxima partiremos daí. Teremos que usar ciclo de vida de produtos e serviços mais curtos, parcerias pontuais, mais sintonia com os clientes antes das vendas e reconstruir o negocio a cada 6 meses. Você está preparado para isso?
  3. Finalmente temos o caroço, que representa a essência do consumo no setor:
    1. O consumo de qualquer produto se relaciona de alguma forma com o comportamento social reinante;
    1. Hoje vivemos um momento que de um lado apresenta um movimento de afastamento social. As pessoas estão cansadas dos desgastes das redes sociais, dos haters e das brigas de opinião;
    1. Elas estão cansadas da luta para pagar contas e que há algo mais importante a fazer do que isso;
    1. Elas estão preocupadas com o futuro do planeta, com o futuro da família, com o que comem e com a qualidade dos relacionamentos de seu ciclo primário;
    1. Elas estão mais intolerantes e ao mesmo tempo mais pacientes com aqueles que elas elegeram como prioridades;
    1. Elas se importam com o causas sociais mas querem uma vida mais tranquila, livre de culpas.
    1. De que maneira seu negocio conversa sobre isso com elas e de que forma ele ajuda as mesmas a realizarem esses desejos através de seus produtos e serviços

Como diz Pedro Superti, não procure clientes para seus produtos. Procure produtos para seus clientes!

A concorrência, nesse sentido é irrelevante, e seu maior problema é na verdade seu baixo conhecimento sobre as particularidades de seus clientes. Encontre o caroço do seu abacate e desfrute da terra onde jorrara o leite e o mel!

Augusto Aki – consultor de modelos de negocio

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