A cidade do Rio de Janeiro está lançando um novo projeto para levar mais verde para as áreas urbanas. Trata-se da “fábrica” de árvores, uma iniciativa para construção de viveiros onde serão cultivadas mais de 10 mil mudas por ano. As árvores serão plantadas em parques, praças e ruas.

Desenvolvido pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) e pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto teve início na zona norte do Rio. Em três meses, a região ganhou 400 novas árvores. A meta é que, em toda a cidade, sejam plantadas 50 mil árvores em quatro anos.

– Publicidade –

A iniciativa tira do papel o Plano Diretor de Arborização Urbana. Segundo a prefeitura, é a primeira vez que o Rio produz suas próprias mudas – antes oriundas de Belo Horizonte e São Paulo. Um paradoxo para uma cidade que abriga duas grandes florestas urbanas.

Não foi informado quantos viveiros serão construídos, mas eles estarão dentro da Fazenda Modelo: uma estrutura da prefeitura, no bairro de Guaratiba, com cerca de 15 mil m². O foco dos plantios serão as regiões Norte e Oeste da cidade, que têm os menores índices de arborização da cidade.

“A Fábrica de Árvores vai ser um instrumento transformador da arborização urbana do Rio. A partir de agora a cidade vai ter condições de produzir suas próprias mudas de alta qualidade. É uma iniciativa impulsionadora dessa revolução verde que estamos propondo, e que vai nos auxiliar a reduzir, ainda mais, a desigualdade de acesso aos recursos ambientais da cidade”, destacou o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale.

No âmbito da iniciativa, os resíduos das podas das árvores da cidade serão triturados e processados até virarem composto orgânico. Este por sua vez vai ajudar no desenvolvimento das novas mudas.

O projeto tem apoio da empresa Farm e ajuda de voluntários.

 

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x