Em tempos de pouco espaco para erros, onde fazemos as coisas no modo SPRINT e depois vemos no que vai dar, por vezes passamos por situacoes onde boas ideias se mostram um desastre. Por que isso acontece? Como lidar com esse mal estar?

Desconsiderando problemas de producao, podemos elencar alguns fatores que podem fazer seu produto ou servico nao vender (tanto no mundo fisico quanto no mundo digital) e assim, uma checagem nesse itens podem te poupar muita dor de cabeca:

  1. Problemas nao percebidos de produto: (a) o preco esta acima do mercado e o valor nao justifica; (b) o valor do produto simplesmente nao é percebido pelo publico alvo
  2. Problemas de usabilidade: (a) publico alvo teve uma experiencia ruim no passado; (b) alguem que usou o produto/serviço fez uma pessima recomendacao
  3. Problema de acesso ao produto/servico: (a) produto é desconhecido pelo publico alvo; (b) produto é conhecido mas a compra nao é conveniente para o publico alvo
  4. Problema de perda no canal de vendas: (a) o canal de vendas teve custos de divulgacao com o produto/serviço mas nao vendeu pois a exposicao/apresentacao estava errada; (b) o produto esta em um canal fisico porem se apresenta danificado (pelo manuseio do proprio consumidor)

Da mesma forma que a validacao é essencial antes de lancar o produto, a visita/monitoramento do processo de compra, antes que olhar os resultados de venda, é fundamental para ter rapidez no alinhamento da estrategia comercial.

Os fabricantes e produtores em geral tem uma visao “push” olhando apenas a venda para o canal como missao e se nao olharmos a satisfacao do consumidor final ate o consumo do produto nao estaremos construindo um processo sustentavel de vendas.

O que se recomenda é que a area de marketing tenha uma equipe piloto que avalie essa parte do processo e dessa forma alimente o sistema tanto com projecoes do que podemos esperar para as vendas futuras desse produto/servico como aponte oportunidades de inovacao que sao geradas a partir dessa observacao.

Augusto Aki – Consultor de modelos de negocio

0
Would love your thoughts, please comment.x