Sair ao ar livre e jardinagem pode fazer mais do que apenas fornecer alguma atividade física e produzir alimentos para a mesa; pode ser benéfico para a mente também.

Embora existam muitos benefícios funcionais da jardinagem e as maneiras inerentes às quais as plantas melhoram a qualidade de vida, especialistas da Texas A&M AgriLife dizem que um aspecto particularmente importante é como as plantas melhoram a saúde mental e a perspectiva geral de uma pessoa.

Texas A&M AgriLife foto

Pesquisas mostram que participar da jardinagem e outras atividades horticulturais dão às pessoas uma visão mais positiva sobre a vida.

“Como muitas pessoas já conheciam e outras descobertas durante a pandemia, hobbies relacionados a plantas como jardinagem oferecem uma oportunidade de desfrutar da natureza e dar a uma pessoa uma visão mais positiva sobre a vida”, disse Charles Hall, professor e presidente ellison em Floricultura Internacional no Departamento de Ciências Horticulturais da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, Bryan-College Station.

Hall fez uma extensa pesquisa sobre como plantas e jardinagem podem melhorar a saúde física e mental.

Pesquisa de Hall, apresentada em artigo publicado no Journal of Environmental Horticulture, descreve os inúmeros benefícios psicológicos das plantas e a atividade de jardinagem em diversas categorias. Esses benefícios incluem:

  • Ansiedade e redução do estresse.
  • Recuperação do déficit de atenção.
  • Diminuição da depressão.
  • Retenção aprimorada de memória.
  • Melhorou a felicidade e a satisfação com a vida.
  • Atenuação do TEPT.
  • Aumento da criatividade, produtividade e atenção.
  • Efeitos reduzidos da demência.
  • Maior autoestima.

Hall disse que a pandemia foi parcialmente responsável por um aumento do interesse pela jardinagem à medida que mais pessoas estavam se envolvendo em atividades domésticas.

Ele disse que estar em ambientes naturais e se envolver em atividades como jardinagem têm um impacto positivo nos sentimentos de vitalidade e energia das pessoas.

“Consequentemente, isso tem um efeito positivo significativo na saúde mental geral de uma pessoa”, disse Hall.

Ele também observou que as atividades de jardinagem e cuidados com plantas ajudam a distrair a mente e colocá-la em um estado mais tranquilo e descontraído.

Programas de jardinagem beneficiam a saúde mental de todas as idades

Jayla Fry, coordenadora do programa de extensão texas A&M AgriLife para o esforço voluntário do Texas Master Gardener, disse que quase todos os dias, ela vê o efeito calmante da jardinagem e a capacidade de melhorar a perspectiva de uma pessoa.

“Através do Departamento de Ciências Horticulturais, a AgriLife Extension supervisiona milhares de voluntários adultos do Master Gardener em todo o estado”, disse ela. “Esses Mestres Jardineiros apoiam programas de horticultura da agência e atingem dezenas de milhares de pessoas anualmente através de seus esforços educacionais e comunitários de embelezamento. Esses voluntários podem atestar os benefícios psicológicos positivos que a jardinagem proporciona a eles — e para aqueles com quem trabalham na comunidade.”

Mais comentando sobre a intersecção de plantas, jardins e saúde mental foi Joseph Johnson, gerente do The Gardens na Texas A&M University.

“Pensamos na área de The Gardens como o Central Park para o campus da Texas A&M University”, disse ele.

O Gardens é um jardim de ensino público de 27 acres no campus que serve como uma sala de aula viva para experiências educativas, inspiradoras e recreativas. Principalmente um retiro pacífico longe da atividade do campus e da comunidade ao redor, estudantes e visitantes visitam e aprendem com a natureza que os cerca.

“Os Jardins ajudam a enriquecer suas vidas conectando-as com o mundo vivo da horticultura”, disse Johnson. “Estudantes e membros da comunidade podem relaxar mais facilmente estando em um lugar tão bonito e tranquilo. Faz com que eles se sintam mais pacíficos em suas mentes e almas.”

Texas A&M AgriLife foto Master Gardeners estão envolvidos em uma série de atividades de divulgação e educação da comunidade relacionadas à jardinagem e educação horticultural. Certo: O Programa Jardineiro Mestre Júnior apresenta às crianças as alegrias e benefícios da jardinagem.

Crescendo crianças bem ajustadas através da jardinagem

Hall disse que quando os jovens, particularmente os estudantes, têm uma visão dos espaços verdes durante a escola, eles apresentam um desempenho significativamente melhor nos testes de atenção e na recuperação de estresse.

“Eles recebem benefícios psicológicos ainda maiores se houver uma sala de aula ou um jardim de ensino em seu campus”, disse ele. “Esses jardins oferecem oportunidades para que os jovens melhorem seu bem-estar social, físico, psicológico, cognitivo, ambiental e espiritual.”

Randy Seagraves, especialista em Extensão da AgriLife e coordenador curricular de seu programa de Jardineiro Mestre Júnior no Departamento de Ciências Horticulturais, disse que é comum ver o comportamento e a atitude de uma criança melhorarem assim que ele ou ela entra em um jardim.

“Nós os vemos desacelerar, pausar e sorrir”, disse ele. “Para muitas dessas crianças, fazer parte de um projeto de jardim escolar será sua primeira conexão de jardim. Quando os jovens jardineiros têm a experiência de plantar e cuidar de algo desde a semente até a colheita, eles têm uma sensação de realização, orgulho e propriedade. É um verdadeiro construtor de estima para eles.

Hall disse que, além da melhora da concentração e da atenção, as crianças em escolas com jardins de sala de aula têm mostrado ter menos casos de conflitos interpessoais e bullying.

“A jardinagem é propícia para gerar um ambiente de aprendizagem positivo, reduzindo a tendência das crianças em relação à distração e ajudando-as a se concentrar melhor no trabalho escolar”, disse ele. “As crianças engajadas em jardins de sala de aula podem ficar do lado de fora, serem fisicamente ativas e trabalhar em conjunto em direção a um objetivo comum. Talvez o mais importante, eles também entendam como a paciência e a persistência são necessárias para que eles vejam literalmente os frutos de seu trabalho.”

Benefícios sociais e conscientes da jardinagem
Hall disse que outro benefício psicológico da jardinagem é sua capacidade de unir as pessoas socialmente, especialmente no caso de uma horta comunitária.

“Bairros com jardim comunitário são muitas vezes mais amigáveis e convidativos”, disse ele. “E um jardim comunitário ajuda a quebrar certas barreiras sociais, na qual muitas vezes você verá pessoas de diferentes origens, etnias e níveis econômicos colaborando com elas. Esse senso de comunidade é realmente a cola que torna um bairro especial e permite que as pessoas realmente se conheçam e entendam umas às outras.”

Miquela Smith, especialista em saúde do programa AgriLife Extension, Lubbock, da unidade de Saúde da Família e comunidade da AgriLife Extension, disse que estudos mostram que pessoas em níveis econômicos mais baixos experimentam maiores benefícios líquidos médios da jardinagem domiciliar em comparação com os entrevistados de média e alta renda.

“Uma das razões é provável que as famílias de baixa renda geralmente vivam em desertos alimentares e experimentem maior insegurança alimentar a partir do acesso limitado a produtos frescos”, disse ela. “A jardinagem domiciliar ou comunitária permite que eles cresçam seus próprios alimentos nutritivos, o que fornece alguma medida de controle sobre sua segurança alimentar e tem um impacto positivo em seu bem-estar físico e mental.”

Smith também observou que a jardinagem é uma das maneiras pelas quais as pessoas podem melhorar sua atenção plena como um meio de apoiar sua saúde mental.

“A jardinagem é uma excelente atividade para praticar a atenção plena, o que é benéfico para o bem-estar geral”, disse ela. “A capacidade de usar nossas mãos, juntamente com estar fora, torna menos provável que seja distraído por telefones ou outra tecnologia. Isso ajuda você a se concentrar e distrair sua mente daquelas coisas que o preocupariam.”

Ela também reiterou o ponto de Hall de que a jardinagem também pode ser uma atividade familiar ou comunitária que promove a união e oferece a oportunidade de fazer conexões pessoais.

“Essa capacidade de fazer e sustentar conexões pessoais é algo que é benéfico para todas as pessoas, independentemente da demografia”, disse Smith.

Texas A&M AgriLife foto Construir um jardim comunitário muitas vezes reúne pessoas de diferentes experiências e origens.

Leia o artigo completo em: https://today.tamu.edu/

 

Data de publicação: Qui 19 may 2022

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x