Na busca de fazer acontecer por vezes nos deparamos com a decisão de fazer um anuncio. Será que vale a pena? será que dará retorno?

Via de regra a resposta é não!

As pessoas hoje em dia têm excesso de informação e publicar um anuncio a mais, seja num jornal, revista, out door, evento ou radio tem pouca chance de ser percebido.

Isso acontece porque criamos filtros para preservar nossa capacidade mental de processamento, uma vez que reconhecemos que o excesso de informações supera o que podemos absorver, e, esses filtros nos fazem ignorar a maior parte das informações que tomamos contato durante o dia.

Para romper esse bloqueio você precisa adotar uma estratégia mais inteligente. Considere esses 3 tipos de clientes:

  1. PESSOAS EM GERAL – não gastar recursos aqui. Foque-se aqueles que vierem até você (via mensagem, whats up, fone ou balcão). Esses devem ser bem atendidos. Não saia por aí simplesmente “caçando novos clientes”.
    1. Acoes – quando surgir o contato, e para causar uma boa experiência. Comece sempre identificando o celular, tenha um check list de atendimento (comece pelas perguntas exploratórias – evite fazer ofertas rapidamente), tente fazer propostas únicas e customizadas (foque em benefícios e valor, evite falar somente de características)
    1. SEGREDOS – Depois do atendimento encaminhe para suas mídias sociais através de uma mensagem de Whats up e peca autorização para envio de conteúdos exclusivos.
  2. PESSOAS QUE JÁ COMPRARAM DE VOCE – esse é o primeiro grupo. Você deve cadastrar aqueles que já compraram, não só com os dados de identificação, mas agregar também dados de classificação (data da compra, motivo da compra, etc) de modo que possa montar subgrupos.
    1. Acoes – conteúdos frequentes, mini eventos periódicos, agrados no aniversário, divulgar novidades em produtos e acoes promocionais de engajamento (eleição de arranjo, dia de gratidão, oficinas de bate papo mensal, campanha de responsabilidade social, acoes com parceiros)
    1. Propostas comerciais nos momentos convenientes (datas de pico, mesma data no próximo ano)
    1. SEGREDOS – tente sempre colher testemunhais, para compartilhar depois nas suas mídias, canibaliza seus produtos (tenha um mix novo a cada 3 meses para provocar impulso e recompra) e transforma-los em advogados da loja
  3. PESSOAS QUE SEGUEM SUAS MIDIAS SOCIAIS – a venda começa muito antes da decisão de compras. É preciso ocupar um lugar na mente das pessoas e isso é feito através daqueles que seguem suas mídias.
    1. Acoes – O primeiro passo é convidar para segui-lo, depois gerar interações (curtidas, comentários, compartilhamentos), daí partimos para engajamentos através de campanhas promocionais de cadastramento e finalmente, uma vez que podemos agrupar os seguidores por tipos, fazer propostas comerciais especificas.
    1. SEGREDOS – o ponto chave dessa frente é a gestão do tempo do proprietário. Essa atividade de cultivo de relacionamento deve ser de responsabilidade do proprietário e para isso ele precisa equacionar as demais demandas do negócio. O ideal é que seu tempo seja dividido em 20% para gestão, 30% para questões operacionais e 50% para cultivar relacionamentos com os clientes. Mesmo que seus recursos estejam restritos, se você buscar capacitação, grande parte desse serviço poderá ser feito por você mesmo e assim, para o futuro do seu negócio, tempo será mais importante que dinheiro!

Para os interessados, tenho 2 brindes GRAUITOS que podem te ajudar ainda mais:

  • QUIS DE MARKETING – autoteste. Você preenche e me manda. Eu pontuo e faço uma previsão sobre seu negocio
  • MUDANÇOL – das coisas difíceis da vida empresarial, ter ideias é a menor delas. O problema é coloca-las em prática. Para isso reuni uma serie de dicas para te inspirar.

Finalmente, quero te propor também nossa consultoria SOCIO CONTRATADO. Trata-se de uma reunião por Skype, que é preparada através de um questionário prévio enviado a você e a partir da identificação dos seus maiores problemas, traçamos um plano de ação para resolve-los. Prática, de impacto e baixo custo. Você vai gostar.

Para informações sobre qualquer um desses itens, escreva para gente akiaugusto@gmail.com

Augusto aki     – Consultoria de modelos de negocio

19 991279660