Oito gargalos para a cadeia de flores em Maringá

Entre os meses de maio e junho de 2023 realizamos pesquisa com lojas e produtores da regiao de Maringá com o objetivo de diagnosticar a cadeia e identificar os caminhos para a melhoria do mercado local.

Segundo dados do IBGE, Maringá apresentava uma população aproximada de 430mil habitantes em 2020 e a região metropolitana chegava a cerca de 800mil habitantes. A previsão para 2030, ou seja, logo ali, é que Maringá chegue a 500mil habitantes e a região metropolitana chegue a cerca de 800mil habitantes.

A regiao tem uma economia forte e a cidade é um polo de Varejo e de Lazer para a regiao. Assim, todos os motivos apontam para um mercado promissor. Há, contudo, grandes desafios para que sua potencialidade seja realizada, no mercado de flores:

  1. Alta evasão de compras (fornecedores de Holambra e Santa Catarina)
  2. Falta de diferenciação dos produtores locais
  3. Falta de diferenciação das lojas de plantas e dificuldade de concorrência com PET Shops
  4. Dificuldade das floriculturas na concorrência com supermercados e no associativismo
  5. Ampliação do encadeamento dentro do mercado local
  6. Falta de associativismo entre os produtores
  7. Marketing de relacionamento com o consumidor é fraco
  8. Fomento ao empreendedorismo e capacitação de mão de obra

Esses pilares foram o centro da montagem de um plano de acao, com cerca de 70 ideias, que foi discutido com a governança no Sebrae Maringá e constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de longo prazo para a cadeia de flores e para a fixação dessa atividade como elemento estratégico para o desenvolvimento territorial local.

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