O POTENCIAL DO MERCADO DA MELHOR IDADE
á faz algum tempo que chamo a atenção que nem todo mundo é millenial, tem o último iPhone, trabalha na Faria Lima e resolve tudo por app.
Muitas empresas recentemente se voltaram quase que exclusivamente para este público que é certamente mais digitalizado mas também tem menos dinheiro no bolso.
Peguei 2 bases de dados dos EUA pra ilustrar meu ponto:
Millenials (24-36 anos): 86% possuem rede social mas concentram apenas 4% da riqueza do país;
Geração X (40-55): 76% rede social vs 26% da riqueza;
Baby Boomers (56-74): 59% rede social vs 53% da riqueza;
Silent Gen (>75): 28% rede social vs 17% da riqueza;
Ou seja, os 2 grupos de maior idade e menos presença digital concentram impressionantes 70% da riqueza nos EUA.
Focar apenas nos jovens cria uma miopia estratégica que pode excluir justamente quem tem mais potencial de consumo. É o caso de algumas fintechs, conquistam muitos clientes rapidamente mas no final das contas o ticket é baixo.
É óbvio que uma grande transição vai ocorrer nos próximos anos. Por outro lado, estamos vivendo cada vez mais e o público menos digital oferece incríveis oportunidades.
E por aqui?
Ano/Número de idosos no Brasil:
2002 – 14 mi
2012 – 25 mi
2031 – 43 mi
2060 – 58 mi (teremos mais idosos do que jovens).
Fontes: IBGE/Visual Capitalist