O cenário do fornecedor de flores, plantas e acessórios é extremamente difícil-

  • Redução de poder de compra dos clientes do segmento (b2b)
  • Aumento de concorrência e guerra de preços
  • Aumento de custos de produção
  • Aumento de custos de estocagem e comercialização
  • Falta de recursos para desenvolvimento de novos produtos
  • Falta de recursos para modernização da estrutura de produção

A seguir por ai, veremos se acentuar a tendência de concentração de mercado, o que colocara o pequeno para fora do setor.

Como alternativa para essa realidade, deveríamos olhar para outros setores da economia e buscar modelos que pudessem nos inspirar e a tomar um caminho diferente para lidar com tal situação.

CONCEITO ECOSSISTEMA DE NEGOCIOS

  • Formato que favorece a competitividade e o crescimento das empresas participantes – nova forma de competir

  • Criado e liderado por um HUB – reduzir barreiras e integrar negocios

  • Ganhos para o HUB
    • Ganho de escala
    • Redução de inadimplência
    • Redução de custo logístico
    • Redução de custo comercial
  • GANHOS PARA PARTICIPANTES CONVIDADOS
    • Maior poder de promoção e conquista de clientes
    • Modelos – Pool de decoração (SP), Amazon, Ali babá
  • Criar regras de negociação diferenciada
    • Indicação de negocios
    • Acoes promocionais comuns
    • Fundo de promoção
    • Não roubar clientes dos demais participantes
    • Compra coletiva
    • Compartilhar fornecedores de serviços
    • Reuniões de avaliação e planejamento – fixação de objetivo coletivo comum

SOBRE A MUDANCA DE ATITUDE

Muitas vezes o que percebemos é que as empresas olham para o mercado de forma individualizada, reclamando muito e olhando maneiras cada vez mais predatórias de participar a guerra comercial.

Isso só afasta a possibilidade parceria, tanto com clientes, com fornecedores e ate a possibilidade de sinergia com alguns clientes.

Assim, antes do problema econômico e comercial, temos um problema de COMPORTAMENTO E ATITUDE dos empresários do segmento.

Um modelo para orientar a transformação das empresas desse elo deveria observar 8 vetores?

Uma imagem contendo texto

Descrição gerada automaticamente

EXEMPLOS DE ACOES – para uma estratégia de construção do ECOSSISTEMA DE NEGOCIOS

  • OFICINA DE MENTORIA COLETIVA PARA CLIENTES
  • RODADA DE NEGOCIOS INVERTIDA – PLANO COMUM SEMESTRAL
  • TAXA DE REBATE
  • DIA DE GRATIDAO
  • CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • GREEN FRIDAY MENSAL
  • OFICINAS TECNICAS VIPS
  • PROGRAMA DE FIDELIZACAO (COMPRAS – PONTOS – BENEFICIOS)
    • CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL
    • MENTORIA DE MARKETING
  • ACAO PARA CLIENTES CORPORATIVOS (assinatura flores, condomínios)
  • Promoção de consumo (jardins verticais, varanda gourmet, biofilia)
  • ATACAR SEGMENTO DE HORTIFRUTI
  • Ferramenta de vendas via Whats Up
  • APP para relacionamento com o consumidor final

Para quem quiser se aprofundar nesse tema, ofereço a palestra TENDENCIAS 2020/2022 para fornecedores de flores e plantas.

Augusto Aki – www.negocioscomflores.com.br

akiaugusto@gmail.com     19 991279660

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