A surpreendente ascensão da epidemia no Brasil na ultima semana nos fez sentir os efeitos econômicos no mercado de flores. Sobretudo na redução de pessoas na rua e na consequente queda das vendas.

O que você precisa saber:

  • Na Holanda esse efeito aconteceu há cerca de1 mês o impacto foi enormes perdas de flores (por perdas) e nesse momento é eminente o fechamento de inúmeras empresas (os custos fixos não param);
  • O ciclo da epidemia comporta-se em 3 momentos – primeiros casos, crescimento continuo/pico (quando acontecem o maior volume de mortes por deficiência do serviço de saude) e estabilização e administração do problema;

  • O período de pico acontece entre4 e 8 semanas depois de seu início. Adivinha quando isso deve acontecer? FINAL DE ABRIL E INICIO DE MAIO!!!!

  • Os impactos serão sentidos nas vendas de Pascoa e devem ser terríveis no DIA DAS MAES!

  • As consequências disso já pode ser percebido por vocês..

  • Na cadeia como um todo, temos o impacto do aumento do dólar, que elevara o preço das flores importadas (bom para os produtores) mas também o aumento dos insumos (fertilizantes e defensivos de um lado e acessórios e outros itens da floricultura no varejo).

Como lidar com tudo isso:

  1. Cerca de 95% das lojas não tem de verdade a PRESENÇA DIGITAL. Com ela será possível conversar com as pessoas em suas casas e contrapor o efeito da quarentena. Você precisa urgentemente criar uma estratégia de SINTONIA.

  2. As pessoas evitarão eventos públicos, mas deve aumentar os pequenos encontros familiares e pequenos jantares entre amigos. As flores podem ser uma poderosa ferramenta de gratidão e de aproximação social, Precisamos de uma estratégia para mostrar isso.

  3. Conheça mais seu cliente do que seu concorrente e tenha uma comunicação mais interativa e relevante. As pessoas comprarão menos nesses tempos, mas as compras podem se concentrar em que conseguir criar engajamento!

COMO POSSO TE AJUDAR COM ESSAS IDEIAS:

  • Envie Email e autorize seu cadastro em nossa newsletter e receba 2 materiais pra te ajudar a criar sua estratégia de emergência – EBOOK WHATS UP e GUIA DO TELEGRAM

  • Peça informações sobre o PROGRAMA SOCIO CONTRATADO para que ajude a criar uma estratégia de emergência e de médio prazo para posicionar sua loja a frente da concorrência

Augusto Aki – akiaugusto@gmail.com

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