A surpreendente ascensão da epidemia no Brasil na ultima semana nos fez sentir os efeitos econômicos no mercado de flores. Sobretudo na redução de pessoas na rua e na consequente queda das vendas.
O que você precisa saber:
- Na Holanda esse efeito aconteceu há cerca de1 mês o impacto foi enormes perdas de flores (por perdas) e nesse momento é eminente o fechamento de inúmeras empresas (os custos fixos não param);
- O ciclo da epidemia comporta-se em 3 momentos –
primeiros casos, crescimento continuo/pico (quando acontecem o maior volume de
mortes por deficiência do serviço de saude) e estabilização e administração do
problema;
- O período de pico acontece entre4 e 8 semanas
depois de seu início. Adivinha quando isso deve acontecer? FINAL DE ABRIL E
INICIO DE MAIO!!!!
- Os impactos serão sentidos nas vendas de Pascoa
e devem ser terríveis no DIA DAS MAES!
- As consequências disso já pode ser percebido por
vocês..
- Na cadeia como um todo, temos o impacto do aumento do dólar, que elevara o preço das flores importadas (bom para os produtores) mas também o aumento dos insumos (fertilizantes e defensivos de um lado e acessórios e outros itens da floricultura no varejo).
Como lidar com tudo isso:
- Cerca
de 95% das lojas não tem de verdade a PRESENÇA DIGITAL. Com ela será possível conversar
com as pessoas em suas casas e contrapor o efeito da quarentena. Você precisa
urgentemente criar uma estratégia de SINTONIA.
- As
pessoas evitarão eventos públicos, mas deve aumentar os pequenos encontros
familiares e pequenos jantares entre amigos. As flores podem ser uma poderosa
ferramenta de gratidão e de aproximação social, Precisamos de uma estratégia para
mostrar isso.
- Conheça
mais seu cliente do que seu concorrente e tenha uma comunicação mais interativa
e relevante. As pessoas comprarão menos nesses tempos, mas as compras podem se
concentrar em que conseguir criar engajamento!
COMO POSSO TE AJUDAR COM ESSAS IDEIAS:
- Envie Email e autorize seu cadastro em nossa newsletter e receba 2 materiais pra te ajudar a criar sua estratégia de emergência – EBOOK WHATS UP e GUIA DO TELEGRAM
- Peça informações sobre o PROGRAMA SOCIO CONTRATADO para que ajude a criar uma estratégia de emergência e de médio prazo para posicionar sua loja a frente da concorrência
Augusto Aki – akiaugusto@gmail.com

Quero receber os artigos para estratégia de emergência..
Oi Renata, te enviei hoje, confere ai, ok?
Gostaria de receber informações sobre virus x dia das maes
Giovana, acabei de enviar!
Ótimo artigo, desejo receber matéria com sugestões de estratégias para dias das mães
Sandro, acabei de enviar!
Como funciona o negócio de sócio contratado
Luciana, funciona assim:
O que queremos é montar um plano de acao para mudar os resultados atuais da loja, te orientar para uma nova iniciativa ou ainda lidar com um episodio inesperado (por exemplo o coronavirus). Vou assumir seus problemas como se eu fosse o dono da loja. Ele acontede assim:
1) Nos falamos pelo Whats e entendo sua realidade
2) Faço um questionário para aprofundar os temas e te envio
3) Você responde e com base nas respostas e no conhecimento de 30 anos de mercado e dos casos de boas práticas faço um plano de acoes
4) Fazemos uma reunião por whats para detalhar a implantação – Isso conclui a Rodada
5) Fazemos reuniões de monitoramento, mensalmente, pra te ajudar a colocar essas ideias em pratica e implantar as ideias
(*) O número de reuniões de acompanhamento você é que decide – cada reunião é considerada uma rodada
Tudo que de mais atual e possivel para suas condicoes sera colocado ali.
ok?
Augusto
Boa tarde Augusto. Gostaria de tambem receber artigos sobre como enfrentar esse periodo dificil
Bom dia Jose. Para estar acompanhando o que distribuimos cadastre-se por favor aqui na pagina ou na nossa fan page negocios com flores. Toda vez que posto algo eu tambem distribuo por essas listas. Nesse proximo domingo dia 5 de abril estarei postando um video bacana com 6 dicas para os proximos 6 meses, ok?