FLORES SOBRE RODAS
A onda dos negócios móveis, que teve início com os food trucks, chegou a outros ramos do mercado. Carregadas de rosas, suculentas e arranjos florais, charmosas floriculturas circulam pelas cidades atraindo olhares por onde passam. Por consequência, ainda levam uma dose de charme às ruas de grandes centros urbanos
![Fusca verde com arranjos de flores da Florista Viajante (Foto: Divulgação) Fusca verde com arranjos de flores da Florista Viajante (Foto: Divulgação)](http://s2.glbimg.com/_XM8-6VXW_4nLeau_iSj0DqrEfk=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/08/02/florista-viajante-fusca-verde-com-arranjos-de-flores.jpg)
Seja de carro, de Kombi, seja de bicicleta, a ideia de fazer um negócio funcionar sobre rodas tem atraído os olhares de muitos novos empreendedores em busca de uma forma inovadora e simpática de trabalhar. Para André Spinola, diretor nacional de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, a tendência atual de utilizar o espaço urbano tem muito a ver com o sucesso das empresas móveis. “As pessoas querem, cada vez mais, ir para as ruas e sair da rotina. Atualmente, a sociedade consome dessa forma e gosta desse estilo de consumo livre.”
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Segundo ele, o maior atrativo de um negócio móvel é a comodidade da clientela em ter os produtos chegando até ela. Além disso, o diretor ressalta a questão de o custo de montagem ser mais baixo do que o necessário para a execução de um plano de empresa fixa. “Justamente pelo fato de as barreiras de entrada no mercado e de execução serem menores, é preciso ter uma gestão adequada. O sucesso vem rápido, e o insucesso também.”
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E para quem pensou que a mania das rodinhas ia parar nos famosos food trucks, aí vai uma novidade. A iniciativa despertou o interesse de empreendedores com as mais variadas ofertas de produtos, dentre eles, floristas, que hoje apostam em carrinhos charmosos para mostrar seus arranjos. André justifica a variedade dos negócios levando em conta a versatilidade desse estilo: “Seja qual for o tipo de atividade, é interessante poder mudar sempre o ponto de venda, fazer inúmeras parcerias e fugir do óbvio. Dessa forma, os empreendimentos móveis se tornaram, também,um tipo de ação cultural”.
![Florista Cristiana Prante (Foto: Divulgação) Florista Cristiana Prante (Foto: Divulgação)](http://s2.glbimg.com/PkPk5V9c_GDZk8G5Hh0OdPn6RXo=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/08/02/florista-cristiana-prante.jpg)
FLORISTA VIAJANTE
Rodeada por flores desde pequena, a designer Cristiana Prante largou os arranjos para festas que fazia com a mãe para se aventurar em Holambra, SP, a Capital Nacional das Flores. Cristiana concluiu todos os módulos da Escola de Arte Floral. Com o diploma na mão, retornou a Curitiba, PR, e iniciou sua nova jornada. Horácio, um Fusca que está na família há 29 anos, foi reformado para virar seu “escritório”, também conhecido como Florista Viajante. Atualmente, a antiguidade acompanha a designer por bazares, feiras e eventos em Curitiba, onde ela expõe e vende seus arranjos. À frente de seu próprio negócio, Cristiana inova o estoque vendido no Fusquinha. “Sou dona da minha marca, frequento lugares diferentes e, por consequência, conheço muita gente. Busco novidades para atender a essa demanda variada”, afirma a florista, que hoje comercializa também ecobags, aventais e vasos de cerâmica pintados com exclusividade. Entre assinaturas florais, eventos, encomendas e exposições, sua ocupação vai de vento em popa. “Tenho certeza de que vou mexer com flores para o resto de minha vida.”
![Gabriela Cardia, da Florinda Flor (Foto: Divulgação) Gabriela Cardia, da Florinda Flor (Foto: Divulgação)](http://s2.glbimg.com/9aF2MW6rs0QPM-dWd26S6YW_Oo0=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/08/02/gabriela-cardia-da-florinda-flor.jpg)
![Bicicleta com cesto de flores da Florinda Flor (Foto: Divulgação) Bicicleta com cesto de flores da Florinda Flor (Foto: Divulgação)](http://s2.glbimg.com/8KEK35_hmpHoGojB_UEyGjr5I5Q=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/08/02/bicicleta-azul-clara-com-cesto-amarelo-com-flores.jpg)
FLORINDA FLOR
Gabriela Cardia começou a vida profissional no ramo da gastronomia. Mas também passou pelas artes plásticas antes de aceitar um estágio na floricultura de uma conhecida da família, onde adquiriu conhecimento e deixou florescer sua paixão pela área. Há cinco anos, a florista elabora, em um pequeno ateliê dentro da própria casa, criações florais para mostrar mundo afora. A atitude de comercializar seus arranjos em uma bicicleta veio para concretizar sua crença de que a relação de proximidade com os consumidores é importante. “O mercado de flor é diferente. As pessoas querem algo a mais, querem ter uma hortinha em casa e conversar sobre isso.” Foi com base nessa constatação que Gabriela pensou em cada detalhe de sua bike, feita sob medida e criada com exclusividade, em parceria com um estúdio de design. Atualmente, sua rotina é pedalar pelas ruas da capital paulista mostrando seu talento com arranjos florais, vasinhos de coleção própria e terrários de suculentas e cactos.
![Perua amarela com flores, Studio Lily (Foto: Divulgação) Perua amarela com flores, Studio Lily (Foto: Divulgação)](http://s2.glbimg.com/OAoKBWIAqC87v-wHeUsAjUOhiDs=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/08/02/perua-amarela-com-flores-studio-lily.jpg)
STUDIO LILY
O empreendimento do publicitário Leonardo Nicolai e da estilista Gabriela Heringer nasceu de forma inusitada. Em 2012, o casal planejava entrar na igreja, e a desistência da decoradora responsável pela cerimônia despertou na noiva a vontade de fazer tudo com as próprias mãos. A decoração de Gabriela fez sucesso e, depois que um programa de televisão mostrou cada detalhe escolhido por ela, o casal passou a receber pedidos de encomendas na capital fluminense. Foi assim que a paixão pelas flores, até então adormecida, virou negócio. A Kombi, garimpada em Nova Friburgo, no interior do Rio de Janeiro, ganhou o nome de Lily e passou por um processo de reforma com novos toldos, cortinas e pintura. Hoje em dia, o Studio Lily serve de cenário para outras cerimônias de casamento, onde o casal elabora brindes e lembrancinhas para os convidados. Quando não está celebrando o amor, Lily passeia pelas ruas do Rio de Janeiro comercializando vasinhos e arranjos com espécies selecionadas pelo casal. Para Leonardo, a transição da publicidade para a administração de empresas foi natural. “Trabalhei em agências e também já fui fotógrafo. Para mim, a natureza sempre foi algo inspirador.”