AS 5 FASES DO LUTO

O luto é um estado de espirito que experimentamos após uma grande perda. Alem da perda relacionadas a morte de uma pessoa querida, ele pode se manifestar em diversas outras situações:

  • Perda do emprego
  • Perda da empresa
  • Perda de um grande negocio pelo qual nos esforçamos tanto
  • Perda de oportunidade de participar de um evento para o qual esperávamos com ansiedade
  • Rompimento inesperado de relacionamento pessoal

Como o mundo atual nos leva a correr continuamente em busca de desejos, essas perdas fazem com que nosso equilíbrio seja destruído, porque, por vezes, era o foco exatamente no que foi perdido que nos mantinha alinhados com nossa razão de existir…

Diante disso, a reação não poderia ser diferente. A pessoa é levada a um estado emocional de ruptura. Em geral ele passa pelas seguintes fases:

1-Negação

Uma das primeiras fases do luto é permeada por uma forte carga emotiva. A negação inibe contatos mais próximos com outras pessoas, dada à dor que este sente. Nesta etapa inicial, há um movimento em se levantar possibilidades a fim de reverter os fatos. Isso se caracteriza através de frases como “Se eu tivesse feito ….?” ou “ Se ele(a) tivesse me ajudado mais com …..” . Esses questionamentos que o evento provoca levam a pessoa a um estado introspectivo negativo que se manifesta por:

  • Solidão
  • Tristeza
  • Arrependimento

2-Raiva/Ira

Na fase da raiva o Ego não consegue selar o isolamento e negação da fase anterior. Com isso, a pessoa passa a questionar e lutar contra o evento em si.

Nessa fase em geral a pessoa torna-se mais expansiva e busca mostrar ao mundo sua insatisfação. A mudança de humos, a visão negativa das coisas e das pessoas e o discurso da intolerância dominam e a busca por culpados pela própria dor se estabelece. Ainda que difícil, esse momento pode ser útil para a passagem por essa fase e é preciso muita compreensão para ajudar, mais com escuta do que com ensinamentos.

3-Negociação/barganha

No terceiro caminho das fases do luto, que é a negociação ou barganha, as fases anteriores já foram subvertidas. Agora entra as ponderações, onde o indivíduo procura alternativas para aliviar a dor que sente. Nisso, acaba enfrentando:

  • Questionamentos
  • Acordos

Devido ao próprio estado emocional em que se encontra, é provável que nada novo se estabeleça agora. Vale como demonstração que a fase anterior foi vencida e que uma nova energia pode surgir. Quem deseja ajudar tem que olhar com atenção a essa primeira explosão positiva pois é possível que a realidade venha mostrar que na verdade devemos nos concentrar apenas em aprender com a situação vivida e não em tentar supera-la de imediato.

4-Depressão

A depressão costuma figurar entre as fases do luto como a que mais dura na vida do indivíduo. Mesmo que não pareça que está sentindo, o indivíduo sofre bastante internamente. Não raro, é possível que a fase de isolamento retorne com mais força, ainda que oscile por muito tempo.

Acima disso, a sensação de melancolia, impotência, desesperança e culpa podem permear a sua interação social.

Sofrimento e isolamento em demasia podem adoecer uma pessoa. Ao invés de caminhar até um status de aceitação, a mesma fica cada vez pior.

5-Aceitação

Depois de desabar, sentir raiva, procurar alternativas e cair, a ideia é se livrar do peso negativo que o evento trouxe. Mesmo não sendo um cenário de alegria, é a oportunidade de agregar paz em sua vida. Com isso, a tranquilidade em relação à vida pode se instalar.

Na aceitação, o indivíduo passa a agregar a realidade e aceitar as coisas como elas são e aconteceram. Ao invés de focar em desespero, a serenidade apazígua a dor que este desenvolveu. .

Considerações finais: fases do luto

As fases do luto marcam um ciclo a uma nova versão da realidade de uma pessoa.

Sem preparo algum, ela precisa aceitar a partida de alguém à qual ama muito e não se vê distante. 

A vida momentaneamente se torna a sua inimiga, já que qualquer momento feliz alheio é repudiado. Basicamente, se este está em luto, o resto do mundo precisa acompanhar.

Nessa fase, é imprescindível se manter perto de quem está de luto. Mostre que este não tem culpa em relação ao evento fatídico. Com bastante empatia, o ajude a se adaptar à nova rotina de ausência física e pressão emocional. 

Mesmo que seja difícil no momento, é a ajuda de terceiros que trará de volta alguém de um mundo cinza.

  • Os fatos são o que são -> “É a nossa resistência às coisas que causa nosso sofrimento”. – Buda.
  • Se você pensa que tem um problema, você o tem  
  • A mudança sempre começa em você
  • Aprecie e viva o presente
  • Você não é uma vítima 
  • Tudo muda
0
Would love your thoughts, please comment.x