Centros de jardim temem uma bolha após um excepcional 2021

O ano louco de 2021 acabou para os profissionais de jardinagem. Embora a primavera tenha começado há mais de um mês, a temporada de 2022 ainda não começou nas principais lojas. Pequenas estruturas independentes se saem melhor.

O desembarque é difícil para os centros de jardim depois da mania dos franceses por seu espaço verde. “Todos estão em -20 ou -25% em relação ao ano passado”, diz um fornecedor. “Sentimos claramente o consumo caindo”, diz outro.

Na Jardineries et Animaleries de France, ninguém quer se entregar ao pessimismo, mas o gerente geral Etienne Bodin admite uma preocupação dos profissionais, desde o início do ano, mesmo que apenas porque o mercado tem o mau hábito de funcionar bem a cada dois anos. “Pensamos em voltar aos números de 2018, mas a guerra na Ucrânia e o período eleitoral não estão ajudando”, disse ele em seu posto de observação.

A federação representa 1.700 pontos de venda, a maioria sob grandes marcas como Jardiland (InVivo), Truffaut e outras botânicas, mas não só, e pesa 3,5 bilhões de euros em volume de negócios para 21.000 funcionários. Fora de seu radar, 400 pequenos centros de jardim independentes estão tentando sobreviver ao movimento de concentração.

Encerradas no início da primavera durante o primeiro bloqueio – o pior período para baixar a cortina do setor -, as empresas finalmente conseguiram evitar o acidente industrial e registrar um aumento de 1,1% nas vendas em 2020.

Dois anos depois, e quanto a isso? “Estávamos ansiosos para 2022 com cautela e humildade”, diz um gerente do centro de jardim. Hoje percebemos que um mês após o início da primavera, a estação ainda nem começou. »

Interrupção da cadeia de suprimentos

Por enquanto, os centros de jardinagem registram, em média, uma queda de 20% nas vendas em comparação com um 2021 excepcional. O crescimento geral das vendas atingiu +15% em relação ao ano anterior e +20,5% em relação a 2019.

“Sentimos uma mania por plantas há vários anos”, diz Etienne Bodin. Mas a horta, e a horta em particular, realmente explodiram com Covid na esteira da tendência subjacente do caseiro. Para a profissão, os números de 2021 são simplesmente “históricos”. Desde a década de 1990, vem se recuperando a cada dois anos com aumentos de 3%, como em 2019 (+3,4%). “2021 nunca mais acontecerá, temos certeza”, proclama Etienne Bodin. Especialmente porque as temperaturas do início desta primavera não foram particularmente propícias ao desejo de jardinagem.

2021 nunca mais acontecerá, temos certeza.

Etienne Bodin Diretor Geral da Jardineries et Animaleries de France

Os centros de jardinagem também são dificultados por dificuldades de abastecimento. “Alguns dos produtos importantes para seus negócios, como alimentos para animais de estimação, sementes e fertilizantes, normalmente vêm da Ucrânia“, explica Etienne Bodin, sem mencionar a interrupção da cadeia de suprimentos devido à falta de motoristas russos ou ucranianos.

Centros de jardim independentes

A situação tem dificultado as negociações comerciais com as principais marcas, que estão muito posicionadas sobre o preço, mas beneficia indiretamente centros de jardinagem independentes. “Vários fornecedores nos vieram para nos oferecer parcerias mais equilibradas, todos os produtos combinados”, diz Stéphane Drecq, CEO do grupo independente de centros de jardim J’Dea.

Na incerteza atual, pequenas estruturas não estão indo tão mal. O mercado parece menos lento. Durante a Covid, eles tiveram mais flexibilidade para reabrir, remobilizar seus funcionários e organizar a rotatividade de funcionários, e têm atraído novos clientes, limitados no tempo e na distância. “Recuperamos muitos novos clientes”, confirma Jean-Christophe Gaudin, sócio responsável pelo marketing da J’Dea. Em 2021, o crescimento do grupo superou 25% em relação a 2019; agora está em mais de 10%.

Valérie Landrieu

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