As agências de marketing e comunicação ajudam as empresas do setor verde a se conectarem com seu público. Entre as diferentes ferramentas que utilizamos – conteúdo orgânico nos canais dos clientes, campanhas publicitárias, e-mail marketing, assessoria de imprensa – há uma que recomendamos especialmente para aquelas marcas que são orientadas para o consumidor final: influenciadores, que no mundo das plantas ornamentais e jardinagem são apropriadamente chamados de “greenfluencers“.

O surgimento desses criadores de conteúdo está obviamente relacionado à popularidade das redes sociais. Mas antes destes, já existiam divulgadores e comunicadores especializados no jardim e jardim que se dirigiam a um público de massa, principalmente através da televisão. Por exemplo, Pepe Plana, que desde os anos 90 trabalhou no rádio e na televisão conduzindo programas dedicados às plantas e à jardinagem, como o programa Bricolocus de La 2, ou Íñigo Segurola, que alcançou fama apresentando o espaço de jardinagem da mítica “Bricomanía”.

Posteriormente, tornaram-se populares blogueiros que encontraram na Internet uma maneira mais direta de se conectar com o público, com blogs como Picarona Blog de Ester Casanova, ou El Blog de la Tabla de María José Holguín.

Por fim, com o surgimento das redes sociais, começaram a surgir influenciadores, que são disseminadores que têm vocação para desenvolver sua vida profissional criando conteúdo para redes. Alguns deles estão na profissão há muitos anos, como Toni Jardón, de La huertina de Toni, que criou seu canal no YouTube em 2007. Mas foi especialmente como resultado da pandemia de COVID-19, quando muitos novos greenfluencers apareceram no fluxo da popularidade das plantas, principalmente entre os mais jovens. Um bom exemplo dessa nova geração é Clara Redondo, da Plantitiscronica, vencedora do Prêmio Melhor #greenfluencer do Ano 2022, concedido pela Associação de Comerciantes de Plantas Ornamentais:

 

Vantagens de trabalhar com greenfluencers

Los greenfluencers, o influencers especializados en la temática de jardinería y plantas ornamentales, aportan tres ventajas que conviene destacar.

  • Alcance. Estos perfiles ya cuentan con una comuniadad formada por miles de seguidores que están abiertos a recibir información y dejarse aconsejar, por lo que las marcas pueden llevar su mensaje de forma fácil y natural a una audiencia ya segmentada, que encaja con su buyer persona (prototipo de cliente).
  • Credibilidad. Los seguidores de los greenfluencers confían en su criterio y ello hace más efectivas las campañas en las que se trate de dar a conocer o promocionar un producto. Por otro lado, utilizan un lenguaje cercano que concecta fácilmente con el consumidor.
  • Persuasión. Por otro lado, los influencers son capaces de poner en la mente de su audiencia el nombre de una marca, o las bondades de un producto. Es el tradicional boca-oreja pero conducido a través de lo que el marketing denomina líderes de opinión o prescriptores.

Tipos de greenfluencers

En las distintas redes sociales podemos encontrar decenas de perfiles de creadores de contenidos especializados en el cultivo de plantas, el huerto y el jardín. Y todo ellos pueden clasificarse por tres criterios.

  • Volume da sua comunidade. No mundo do marketing, é geralmente aceito que os micro influenciadores são aqueles que não atingem 100.000 seguidores. Influenciadores são aqueles que têm entre 100.000 e um milhão. E os influenciadores macro são aqueles com uma comunidade de mais de 1 milhão de seguidores. Dentro do mundo das plantas e da jardinagem – menos popular do que outros temas como moda ou esportes – é difícil encontrar macro influenciadores, mas há alguns exemplos, como o canal do YouTube La huertina de Toni que tem 1.700.000 inscritos.
  • Rede social. Influenciadores especializados em Instagram, Youtube, Facebook ou TikTok. Mesmo nos casos em que eles gerenciam perfis em várias redes, eles tendem a despejar mais em uma delas. Na Espanha, o Instagram é a rede social mais usada pelos greenfluencers.
  • Tema. Alguns tratam de questões relacionadas ao jardim (cultivo de frutas, verduras e verduras) e outros no aspecto mais ornamental das plantas. Nos últimos anos, assim como o mercado, proliferaram os criadores de conteúdo especializados em plantas de casa.

Quais são os riscos de trabalhar com influenciadores?

Para o anunciante, existem certos riscos ao trabalhar com influenciadores, já que no final do dia a imagem e a voz de uma marca estão sendo depositadas em uma pessoa que não faz parte de sua equipe e que não conhece sua cultura corporativa. Além disso, eles têm sua própria maneira de se dirigir ao público, com seu próprio tom comunicativo que muitas vezes é o oposto do tom corporativo da marca.

Por isso, nossa recomendação é tentar minimizar esses riscos com um trabalho prévio de seleção do influenciador adequado de acordo com os objetivos a serem alcançados e orientação da campanha para que o influenciador saiba o que pode e não pode fazer em cada caso, seja uma demonstração de aplicação de um produto, Um unboxing quando se trata de produtos que incluem acessórios, um concurso para aumentar a lembrança da marca ou uma rifa para ganhar seguidores.

Fonte – Floramedia

 

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