Na última semana de novembro teremos uma data comercial que se firmou como das mais promissoras do mercado – a Black Friday.

Fruto do esforço promocional das lojas virtuais e do aumento orgânico das compras pela web, essa data explodiu depois da pandemia, devido ao encontro de forças poderosas – mais demanda virtual e mais esforço promocional, por parte das lojas.

Uma de suas características mais marcantes era a conexão com o mercado de tecnologia e a dependencia do dólar. Hoje, se alastrou para todos os setores, expandiu-se (da sexta feira para a semana inteira e até o mês inteiro) e se tornou hibrida (movimentando tanto o virtual como o presencial).

No caso das flores e plantas esse casamento foi ainda mais promissor. Devido ao enorme aquecimento do mercado ganhou nome próprio – GREEN WEEK e pode vir a se tornar o Dia das Mães do 2º semestre.

Mas ele pede um olhar especial e um entendimento maior para que possa trazer fruto para as lojas. Características do GREEN WEEK

  • Acontece no último trimestre
  • Sucede a Primavera e antecede as festas de final de ano
  • Diferente de uma data tradicional de comercio, como o Dia das Mães, a data requer uma oferta mais ampla, que conecte conteudo, produto, serviços e até entretenimento (as pessoas buscam lojas que usem o tema para relacionar-se de forma mais ampla com os clientes . Não será mais uma data de compras de ofertas de eletronicos.
  • No caso de plantas, o consumidor espera ser surpreendido, não só com produtos (criação de terrarios e outras combinações), mas a amplitude para decoração do lar, pet shop e outros hobbys (até marcenaria e bricolage).
  • E uma data para fidelizar e premiar o cliente. È uma data para reconhecer seus clientes VIPS com eventos fechados e especiais
  • A venda de kits (terrarios, kokedamas, quadros verticais) para montagem pelo próprio cliente terao boa demanda.

Para ativar seus clientes e para chamar a atenção, use os GATILHOS MENTAIS – chamadas que despertam o consumidor para sua oferta:

  1. Gatilho de escassez

Esse é um dos gatilhos mentais mais conhecidos dos consumidores. Seu exemplo mais comum é o anúncio falando que algum produto está com o estoque quase acabando.

“O ser humano acaba dando valor quando vê que está perdendo sua possibilidade de escolha. Quanto mais raro, mais valioso”, diz Caroline.

É um gatilho mental muito efetivo, mas muitas empresas o usam. Por isso, negócios precisam fugir de exageros e evidenciar apenas uma escassez real.

“O consumidor não quer ser enganado. Perceber que a marca está forçando na comunicação apenas queima a oportunidade desse gatilho mental.”

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  1. Gatilho de reciprocidade

De maneira similar ao gatilho anterior, empresas que ajudam seus clientes e mostram que estão envolvidas em suas causas acabam vendendo mais. É por isso que muitas investem em conteúdo que não falam apenas do seu produto ou serviço, como um restaurante que cria um blog de receitas.

“O cliente busca o melhor custo-benefício para si próprio. Quando vê a preocupação da empresa com isso, aumenta sua confiança e se sente em débito de alguma forma. Mesmo que não compre naquele momento, pode recomendar o negócio a outras pessoas”, afirma Caroline.

  1. Gatilho de afinidade

É mais fácil que as pessoas sintam empatia por quem se parece com elas. A empresa deve fazer um esforço para conhecer seu perfil de cliente e, a partir daí, criar um discurso que reflita os problemas por que ele passa. Entram técnicas de linguagem e de Storytelling.

“Quando o negócio consegue se parecer com a pessoa, fica mais fácil para ela sentir uma sintonia e baixar sua guarda”, diz Caroline. Porém, é preciso que a empresa realmente conheça o consumidor: muitas vezes, a linguagem é percebida como forçada pelos usuários.

  1. Gatilho de curiosidade

Principalmente durante a Black Friday, despertar a curiosidade do consumidor é essencial. Fazer postagens com pílulas do que está por vir estimular e mente do futuro consumidor. Anunciar uma futura grande promoção, por exemplo, já o faz se imaginar comprando o produto e entrando em contato com a companhia.

O gatilho de curiosidade não vale apenas para lançamentos de produtos ou liquidações. A mesma lógica vale quando o negócio posta uma foto de uma nova loja que está sendo reformada.

  1. Gatilho de autoridade

Sua produção de conteudo, relevante, prático e pertinente, cria essa autoridade. A confiança na personalidade pode então ser transferida para o negócio, ainda que de forma inconsciente.

  1. Gatilho de prova social

“Movimento atrai movimento. Fotos de filas, anunciar o número de seguidores, contar quantas pessoas já compraram um produto: tudo isso serve para ativar o gatilho de prova social”.

A estratégia cai como uma luva principalmente nas vendas online, porque a prova social também funciona para ativar o gatilho de segurança. Ver a avaliação de outros usuários pode ser essencial para decidir comprar um produto ou serviço. “Quanto mais consumidores falarem bem de você, maior a propensão de outras pessoas acharem o negócio bom também.”

Como tudo mais na vida, será necessário planejamento. Esse é o momento. Outubro é o ponto para desenhar, fixar objetivos, ouvir os funcionarios, definir atrativos e lançamentos.

Depois, após a data, uma avaliação te ajudara a fazer ainda melhor nas próximas edições.

É fazendo que se aprende, e planejar promoções, de forma mais robusta, vai te dar a musculatura que as lojas vencedoras precisam ter!

Augusto Aki – www,negocioscomflores.com.br

Acompanhem nosso insta Augusto Aki para mais dicas sobre esse mercado

 

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