Ela investiu em novo conceito de floricultura, franqueou a marca e espera faturar R$ 16,5 milhões em 2022

Tatiana Cavalcante, 41 anos, sempre gostou de empreender. Já teve agência de turismo, loja e confecção de roupas, mas foi nas flores que ela vislumbrou a possibilidade de sucesso. Em 2015, apostou em um novo conceito de floricultura, que traz a inspiração e as tendências da moda, para abrir a Luxo Natural, em Fortaleza. Sete anos depois, franqueou a marca, chegou a vários estados e estima um faturamento de R$ 16,5 milhões em 2022.

Tatiana Cavalcante se inspira na moda para criar coleções em sua floricultura (Foto: Luxo Natural/Divulgação)

Após encerrar sua marca de roupas, em 2013, a empreendedora decidiu viajar para ter referências de novos negócios. Àquela altura, ela já tinha germinado a ideia de empreender com floricultura, mas queria fazer diferente.

“Fiquei um ano viajando, pesquisando novos negócios, o que eu poderia fazer. Mas comecei a achar tudo muito igual. Fui para a Califórnia, Nova York, Miami e até para a Tailândia, que é conhecida pelas orquídeas”, explica Cavalcante. “Eu me apaixonei pelo mercado, mas não achava nada de diferente. Aí pensei: ‘E se eu trouxer o que sei da moda para as flores?’”, relembra.

Ela comenta que suas coleções de roupas com frases faziam muito sucesso entre os clientes e decidiu fazer uma experimentação nas flores. Na Luxo Natural, os clientes podem personalizar as caixas e os rótulos com nomes e frases. A ideia funcionou – mas ela não se restringiu a isso. Cavalcante continua bebendo da moda para se inspirar e apresentar coleções, utilizando, por exemplo, estampas e tendências do nicho.

“Todos os anos a gente lança duas ou três coleções. Quando alguém está copiando, eu já estou pensando no próximo. Meu Natal, por exemplo, está todo pronto e vai ter inspiração na Itália”, diz a empreendedora, que voltou recentemente de viagem à Europa, onde buscou inspirações.

“Não me inspiro em floriculturas. Eu me inspiro na moda. Eu estava agora na Itália, na semana de moda. Fui para Paris, olhei as vitrines, as grandes magazines, para ver tudo que está acontecendo. Assim, eu volto cheia de novidades, de embalagens e caixas novas. Então já estou começando a trabalhar 2023”, aponta Cavalcante.

Flor como hábito

Embora não tivesse o hábito de comprar flores regularmente, Tatiana lembra que em parte da sua infância em São Paulo, esse era costume em sua casa. “Quando era pequena, a minha mãe tinha esse hábito. Eu ia na floricultura com ela toda semana e sempre tinha uma flor linda na mesa”, resgata.

Hábito este que ela nota em outras cidades do mundo e quis levar para Fortaleza, lugar onde ela não via o costume com a mesma intensidade. “Em Paris, eu vejo que as pessoas compram flores como se comprassem pão. E eu queria muito que esse hábito lindo e sensível chegasse aqui (Fortaleza). Em São Paulo, no Sul e Sudeste, é muito mais fácil, até pelo clima, porque as flores duram mais. Mas eu trabalho todos os dias para isso: levar as flores para fazer parte da vida das pessoas. Não só no momento de festa, de celebração, mas como um hábito”, assegura Cavalcante.

Empreendedora planeja abrir filiais da floricultura fora do Brasil (Foto: Luxo Natural/Divulgação)

Crescimento

A Luxo Natural teve um investimento inicial de R$ 100 mil reais de recursos próprios. Ainda no primeiro ano de operação na capital cearense, com a rápida evolução da empresa, surgiram convites para abrir filiais, e a segunda loja foi aberta em São Paulo, no bairro do Morumbi.

“Uma amiga, que não aguentava mais ser corretora de imóveis, queria muito começar um negócio e me chamou para abrir uma Luxo Natural em São Paulo. Apesar de ter floricultura em toda esquina, eu fiz uma pesquisa de mercado com ela e não tinha nada igual, que fosse personalizado”, afirma Cavalcante.

A partir de então, a marca escalou. Ao todo, são 14 unidades em oito estados, mais o Distrito Federal, entre lojas próprias (Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte) e franquias. A primeira franqueada é de 2017. Sem afinidade com números, Cavalcante diz que o marido entrou no negócio para conduzir os processos de franqueamento, enquanto ela cuida da parte criativa e de marketing.

Em 2021, as receitas somaram R$ 15 milhões. Para este ano, a projeção é de aumentar 10%, chegando aos R$ 16,5 milhões.

 

Na pandemia, a empresa registrou um forte crescimento porque foi enquadrada como agronegócio e, assim, continuou funcionando presencialmente e pelo WhatsApp. Recentemente, Cavalcante colocou o site da empresa no ar, com algumas opções de arranjos e outros produtos para presente, como canecas.

A empreendedora diz que quer continuar expandindo a marca. Ela afirma que há muita procura no Brasil para abrir novas franquias, mas que o foco atual está no exterior. Os planos são de expandir a marca para a França e Itália no próximo anos.

“Como eu me inspiro muito na moda e a Europa está sempre um passo à frente daqui, acredito que tendo uma loja lá vai facilitar estar sempre na frente aqui no Brasil. Porque quando quero lançar algo, tenho que ir até lá fazer pesquisa. Além disso, é importante também para fortalecer a marca, que é o meu objetivo desde que começamos a abrir franquia”, justifica.

 

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