Não é de hoje que a vida ao ar livre é considerada mais saudável. Mas será que a sua casa está preparada para oferecer o conforto que você e sua família merecem? Afinal, não basta ter espaço, é preciso equipar os jardins para que possam ser bem aproveitadas.

A recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1 árvore (ou 12 m²) por habitante nas cidades. O ideal, no entanto, é o triplo disso, de acordo com a própria OMS.

Na verdade, quanto mais verde, mais saudável é considerado o ambiente, já que melhora significantemente a qualidade do ar. E cada vez mais pessoas têm levado isso a sério.

Prova disso é o aumento na procura por plantas nos últimos meses, assim como de estruturas que ofereçam incentivem a convivência com o verde.

Hoje, por exemplo, é praticamente impensável um projeto de jardim ou área de lazer sem um pergolado de madeira em meio ao verde.

Veja como aproveitar os benefícios da vida ao ar livre e criar um projeto cheio de charme e estilo.

Por que investir nos jardins?

Não resta dúvida de que um belo jardim realça qualquer arquitetura, mas mais do que uma questão estética, investir em jardins é investir no bem-estar.

Além da fotossíntese, que renova e purifica o ar absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio na atmosfera, as árvores também retêm poeira e microrganismos prejudiciais à saúde.

O que muita gente não sabe, também, é que as árvores ainda reduzem a velocidade dos ventos e até a poluição sonora dos grandes centros, deixando o ambiente mais agradável.

Por outro lado, jardins com árvores ajudam a regular o clima, já que absorvem parte dos raios solares, evitando que no verão a área de lazer fique quente demais, ao mesmo tempo em que refrescam o local, não deixando que o sol elimine totalmente a umidade do solo.

As plantas também ajudam a manter a diversidade do meio ambiente, servindo de abrigo para vários bichinhos e insetos, como as abelhas, as grandes responsáveis pela polinização.

Crie ambientes que incentivem a convivência com o verde

Enquanto quem mora em apartamento adere cada vez mais à tendência Urban Jungle, não faz sentido quem mora em casa ficar vendo o verde pela janela.

A convivência direta é fundamental para aproveitar todas os benefícios do contato com a natureza.

Para isso, é muito importante criar estruturas que incentivem a inserção no verde com conforto, sofisticação e estilo.

Pergolado de madeira

Bonito, funcional e altamente flexível, o pergolado de madeira é um dos elementos mais utilizados por designers, decoradores e arquitetos de todo o mundo.

pergolado de madeira pode ser produzido em praticamente qualquer tamanho, o que permite que ganhe diversas funcionalidades.

Pode ser usado na fachada, integrado ao jardim da frente, por exemplo, como estar na área de lazer ou como pergolado gourmet ou de churrasqueira, ou mesmo um cantinho zen em meio ou verde.

Com a onda verde aumentando cada vez mais, novas funções têm sido atribuídas ao pergolado no meio do jardim, como home theater ou home office – o chamado garden office.

Fogo de chão

É preciso saber valorizar a área externa de forma que possam ser utilizados nas quatro estações do ano – inclusive nos dias e noites frios.

pergolado de madeira também pode ser fechado com vidro, criando um ambiente aconchegante e protegido tanto no inverno quanto na estação de chuvas.

Por causa do peso extra do vidro, no entanto, é importante, que o fechamento já seja previsto no projeto original do pergolado.

Para complementar a área de lazer e criar um espaço extra de convivência, outra dica é reunir a família em torno de um fogo de chão.

Essa lareira de jardim, como também é chamada, fica super charmosa quando rodeada por um banco circular composto por ripas de deck de madeira.

Almofadas e mantas generosas ajudam a aquecer e a garantir ainda mais o conforto enquanto a conversa corre solta sob as estrelas.

Deck de madeira

Muito se engana quem pensa que o deck de madeira é exclusividade das áreas da piscina. Muito pelo contrário, o material empresta muito mais sofisticação aos jardins compondo caminhos entre as plantas.

O material natural cria uma estética harmônica e acolhedora, evita a lama nos dias chuvosos e ainda leva mais segurança ao caminhar, já que o deck é antiderrapante.

Além disso, o deck também pode formar bancos e painéis para os muros, criando diferenciais decorativos.

Outra boa ideia é incentivar a caminhada pelos jardins com deck modular intercalado por seixos de rio, ou formando pequenas ilhas de estar sob as árvores.

Gostou das nossas dicas para aumentar a convivência com a natureza? Então aproveite que julho é a melhor época para obras e comece agora a fazer o seu projeto!

0
Would love your thoughts, please comment.x