Já se perguntou por que as noivas carregam um buquê de casamento?
Um buquê de noiva é usado para realçar a beleza da noiva e dar a ela algo para segurar enquanto caminha pelo corredor. Mas você já se perguntou de onde veio a tradição de carregar um buquê de casamento? Embora a origem não seja completamente clara, Florismart resumiu os motivos mais comuns que explicam a tradição do buquê de casamento:
Para mascarar odores desagradáveis
O primeiro motivo está longe de ser romântico. Essa história remonta ao século 15, quando as pessoas não tomavam banho com tanta frequência. Naquela época, era mais comum se casar em junho porque todos tomavam seus banhos anuais (!) Em maio. Com seus banhos há um mês, as noivas não cheiravam muito bem. Portanto, essa é a razão número um pela qual eles (costumavam) levar buquês de casamento: para esconder o odor corporal e evitar que seu futuro marido fuja.
Para colocar o casal feliz no clima
Esse motivo remonta à era romana. Os romanos não tinham buquês de noiva, mas guirlandas que simbolizavam uma nova vida e fertilidade. Mais tarde, essa tradição evoluiu e afrodisíacos como o Dill foram adicionados para deixar os recém-casados de bom humor.
Banir os espíritos malignos do casamento A
razão número 3 é fedorenta. Durante a Idade Média, as pessoas eram um pouco mais supersticiosas do que agora. A fim de banir os espíritos malignos de visitar seu casamento, as noivas adicionaram algumas ervas de cheiro forte ao seu buquê. Imagine um buquê de casamento que cheira a alho …
A linguagem do amor
Esse motivo está mais de acordo com nossa compreensão moderna dos buquês de casamento. Na época vitoriana, era costume enviar mensagens ao namorado por meio de flores. Como você provavelmente sabe, cada flor tem um significado diferente, de acordo com a linguagem das flores: floriografia. Devido a esta associação romântica, as flores tornaram-se uma nova tradição de casamento que abraçamos com prazer.
Para proteger a noiva
Esse motivo explica principalmente de onde vem a tradição do lançamento do buquê de noiva. Vários séculos atrás, uma noiva era considerada muito sortuda. As pessoas pensaram que um pouco dessa sorte seria transferida para elas se conseguissem arrancar pedaços do vestido dela (sério!). Para distrair os convidados, a noiva começou a jogar seu buquê na multidão ansiosa. Quando todos tentavam pegar o buquê, a noiva e seu marido corriam rapidamente para seus aposentos nupciais. Devido a essa nova tradição, os participantes do casamento pararam de arrancar o vestido da noiva (graças a Deus!).
Fonte: Florismart