(você vai precisar de 10min para ler com calma, mas sua semana nunca mais será a mesma depois disso)

O hotel Mandino fica na cidade de Alta Floresta/MT. A cidade fica no extremo norte do estado, tem comercio forte, turismo forte e um agro importante.

Por ser polo regional, a cidade e o hotel recebem muitos viajantes de negocios.

São técnicos, vendedores, representantes comerciais, engenheiros, supervisores, consultores e todos os tipos dessa tribo.

Em geral lotado, tem muito movimento na parte da manhã, com todos apressados para iniciar a agenda do dia. Tudo já começa no café, com as ligações, o zap e as mídias sociais. Depois no pátio, com a saída dos carros, a chegada das caronas, o pessoal de retaguarda do hotel iniciando a limpeza dos quartos, uma muvuca….

Ao lado da entrada do hotel há uma pequena varanda, onde estou agora. Do outro lado da rua há uma casa com um jardim de casa de interior. Desorganizado, confuso, onde tem um pouco de tudo que é verde.

Nos domingos, qdo o hotel está mais vazio, você pode notar que nesse jardim existem uns 5 ou 6 tipos de palmeiras.

A maior delas se destaca, com seus 12 mt de altura. Ela captura o vento e sua gdes folhas balançam elegantes, suavemente, ao sabor da brisa. Cada folha é composta de uma extensa linha de fitilhos verdes ( vc lembra como é uma folha de palmeira ne?). Esses fitilhos, ao balançar no vento produzem um som único, como um grande chocalho.

Você consegue ver daí?

Embaixo dela, no meio do massivo verde, outras 5 palmeiras tentam chamar a atenção. Cada uma tem um tipo diferente. Como numa multidão, uma usa o cabelo assim, outra escolheu pra hoje uma roupa diferente e tem ainda aquelas que tentam se esconder se camuflando na paisagem.

Todas estão lá, mas o vendedor apressado que sai do hotel não as percebe. O consultor técnico que estava no telefone também não.

Todos tem muita coisa pra fazer e no final do dia, provavelmente, não terão percebido que o dia passou…

Não critico nossa rotina e nem a busca de produtividade, pois sei que o tempo e cada vez mais curto e caro. Mas ninguém consegue ver a bagunça que as maritacas fazem quando chegam na palmeira maior.

Eh tanta gritaria que parecem estar saindo para uma excursão de adolescentes pela primeira vez…. mas todos os dias elas tem essa primeira vez!

As pessoas que se mantem saudáveis e crescendo também tem problemas como você, mas, elas dedicam 5 minutos do início do seu dia, todo dia, para perceber o jardim de palmeiras a sua frente. Elas tem o poder de parar o tempo e com isso elas tem dias mais proveitosos.

Te convido a fazer esse exercício. Sente num lugar qualquer e se concentre em perceber o seu redor. Use todos os sentidos. Repare nos detalhes.

Depois, ou ao mesmo tempo, escreva o que está percebendo.

Esse exercício irá melhorar seu poder de observação, sua memória, sua comunicação, vai aliviar sua alma e vai fazer sua mente encontrar saídas inovadoras para seus problemas.

Está funcionando pra min, espero que seja útil pra você!

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x