Estava realizando um trabalho no interior do Mato Grosso e retornei para Cuiabá via ônibus. Ao chegar na rodoviária de Vargem Grande, que fica mais próxima ao aeroporto, decidi pegar um taxi. Quando chegamos no aeroporto esperava pagar algo em torno de 20,00 reais, pois a distância é pequena. Para minha surpresa o taxista cobrou 50 reais!

Quando indaguei ele alegou que uma corrida da rodoviária de Cuiabá até o aeroporto saia por 70,00…????!!!!! (o que uma coisa tem a ver com outra, pensei). Desci e segui viagem.

Esse taxista nunca havia me visto. Também não esperava me ver novamente. Certamente isso o levou a tomar a decisão de levar vantagem numa transação pontual. Esse tipo de comportamento é comum em situações como essa. Infelizmente o profissionalismo não é um padrão, especialmente quando falamos em autônomos, prestadores de serviços e outros que não trabalham em rede. E isso não é mérito do Brasil. Já vivi essa experiencia também com taxista em Nova York. Podemos concluir que pertence a “natureza humana”.

Bem, o que essa vivência nos traz? Existe um conceito chamado SOMBRA DE FUTURO. Quando as partes sabem que aquele relacionamento pode gerar novos negocios ou contatos no futuro eles se dedicam aquela transação de forma mais cooperativa. E quanto mais longa for essa expectativa, maior será esse espírito (da mesma forma, quanto menor for a sombra de futuro, menor provavelmente será esse cooperativismo).

Você pode lidar com essa situação mesmo sem ter tido contato direto com a outra parte, e aí é que entra sua estratégia de comunicação, nas mídias sociais por exemplo.

Elas têm uma importante funcao de criar uma história no relacionamento com seus prospects, através de conteúdos pertinentes, criando familiaridade com a marca e se credenciando com um endereço de confiança para as pessoas que te seguem.

No dia que a transação chegar, o espírito de confiança estará presente e assim um bom negócio tem mais chance de acontecer, assim como, o processo de fidelização pode vingar.

Por isso devemos olhar a vida de nossos prospects e falar de coisas uteis que possam ajudá-lo no dia a dia. Que atendam seus anseios de orientação sobre como economizar tempo, ser mais feliz, ter mais bem estar, reforçar seus relacionamentos ou ainda falar de compensações emocionais para os desgastes do seu dia a dia.

Quem desejar saber alguns exemplos, recomendo que leiam um outro artigo que postei chamado SOBRE A VELOCIDADE QUE AS COISAS MUDAM E A MUDANCA DA DIRECAO DA MUDANCA…

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