Você já se perguntou por que seus olhos se enchem de brilho quando você lê a palavra “promoção” em algum site ou loja física? Nós te explicamos!

O comportamento humano foi e continua sendo moldado a partir de experiências. Pode parecer banal, mas comprar um par de sapatos ou adquirir uma roupa que está na moda se tornou tão primitivo para a nossa geração quanto a caça era para os nossos antepassados.

Sim, você pode comprar algo porque simplesmente gostou, mas você precisa saber que existe toda uma reação cerebral por trás dessa ação.

Quando lemos a palavra “promoção”, nossa amígdala cerebral é ativada, enviando lembranças à nossa mente de alguma ocasião em que você deixou de adquirir algum item em oferta, fazendo você acreditar que agora é o momento certo de adquiri-lo – ou melhor, que você realmente precisa dele.

Além disso, o nosso córtex orbitofrontal nos promove sensações de arrependimento em potencial. Por exemplo, “se eu não comprar, vou me arrepender” ou “e se eu vir alguém com aquela blusa e eu não a tiver?”.

Frequentemente, enquanto o nosso córtex está calculando qual a melhor decisão a ser tomada, nosso sistema límbico já passou o cartão de crédito. Quando você, por fim, já realizou a compra, uma onda de dopamina varre o núcleo accumbens, fazendo com que você se sinta verdadeiramente bem consigo mesmo.

Além disso, os intensos esforços de marketing nos auxiliam a acreditar que estamos participando de uma experiência coletiva, uma vez que se está em promoção, o nosso cérebro irá entender que todo mundo também estará comprando e que você não pode ficar de fora disso. É uma mistura de motivadores à compra!

É… talvez você realmente precise comer aquele hambúrguer artesanal bem caro que está na promoção, mas saiba que a neurociência e o marketing estão sendo fundamentais para você tomar essa decisão!

Fonte: Dra. Claudia Aguirre e Psychology Today

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