De um lado alguns choram pela entrada da Havan na venda de flores. De outro a Esal Flores iniciou o recebimento de suas vendas através de QR Code (como o que deve acontecer em todas a lojas muito em breve…)

Como entender e descrever nosso mercado hoje, com lojas fechando e lojas crescendo 50% aa? Por que isso acontece?

Bem, na minha opinião isso se deve ao excesso de informação e ao pequeno tempo que temos para aprender com essa informação. As respostas sempre estão na nossa frente, e eu, você e todos os demais, temos limitações das quais precisamos nos livrar para poder descobri-las.

Para o ciclo 2020 ate 2022 o que parece estar se firmando como caminho é uma mudança radical na forma com que os negocios com flores vão obter seus resultados:

  1. Toda a cadeia deve ter um objetivo único – criar uma experiencia única para o consumidor de flores. Isso significa que o ponto de venda precisa ter mais tempo para interagir com ele e criar ofertas especificas (não coloquei propostas especificas pois acho que vai ficar mais claro usando o termo ofertas). Essas ofertas irão mudando durante o ano, como um catálogo de produtos por estação do ano. Os fornecedores em geral por sua vez, precisam entender como o ponto de venda esta buscando fazer isso e construir um plano de ação conjunto, por cliente, mostrando como ira ajuda-lo a fazer isso. Com essa dobradinha teremos parcerias mais fortes, de longo prazo e com mais forca de persuasão e atracao de negocios.


  • Devemos despertar para o fato de que o maior patrimônio do negocio é o tempo do proprietário e hoje ele esta sendo usado de forma incorreta. Começa pela falta de organização. Isso desperdiça tempo precioso. É preciso se libertar da improdutividade, organizando melhor sua agenda, suas acoes, sua forma de delegar, sua visão sobre parcerias e terceirização e sua forma de coordenar a equipe de trabalho. Você precisa ter 50% do seu tempo livre para se dedicar a atividades ligadas diretamente ao cliente e ao futuro do negócio!



  • Você precisa saber mais sobre o cliente do que seu concorrente! Não é o preço que decidira esse jogo, e sim a capacidade de cada negocio em gerar propostas únicas (que serão provavelmente temporárias e pontuais – você aprende com o cliente, cria, oferta e aprende de novo). Isso pode significar criar canais de aprendizado (responder comentários nas mídias sociais), criar eventos promocionais de interação, fazer acoes de networking comercial, observar clientes comprando, estudando outros modelos de negócio, etc.

    É certo que a gestão financeira e cuidar para que operacionalmente sua empresa funcione são essenciais, isso sem falar na preocupação para que as entregas do que foi vendido seja feita de forma prometida, mas fazer isso bem apenas te coloca no jogo… Aquilo que te fará vencer o campeonato é a capacidade de:
    • Criar tempo
    • Destinar esse tempo para aprender sobre o cliente
    • Transformar esse aprendizado em produtos
    • Criar formas de produzir e entregar esses produtos
    • Saber promover esses produtos para pessoas especificas
  • Retomar o processo de aprendizado


  • Essa mudança na forma de atuação do dono, com foco na liberação de seu tempo para um grupo especifico de atividades, significara uma mudança de modelo mental sobre como seu negocio funciona. Compare os gráficos a seguir e veja como isso se reflete no processo de vendas:




  • Os fornecedores terão papel fundamental nessa nova caminhada e também tem que despertar para uma grande mudança em seu papel  e na razão de ser de seu negócio. Precisamos mudar da fase O QUE FAZEMOS para a fase POR QUE FAZEMOS. Relaciono abaixo 8 tópicos essenciais para o fornecedor que queira se inserir nesse contexto:

Eu chamo a tudo isso de :  “REVOLUCAO QUE MUDARÁ OS NEGOCIOS COM FLORES – o que o consumidor está falando e você ainda não ouviu”.

Procurei entender as razoes que nos levam a esse novo modelo, analisei o comportamento que o consumidor tem demostrado e selecionei o que há de mais atual sobre como transformar tudo isso em ideias para você implantar no seu negócio:

  • Entendendo melhor o URBAN JUNGLE
  • Conhecendo as possibilidades da BIOFILIA
  • Porque as plantas verdes serão seu grande novo negocio
  • Como a queda de juros ira criar um enorme mercado para seu negocio
  • Como os programas de voluntariado podem fazer você vencer os supermercados
  • Entendendo as palavras chave da inovação de produtos em ornamentais – verde, vertical, in door, reutilizar/recombinar, sintonia, mulher, cortisol/endorfina, artificial/natural, único/auto assinado
  • Cerca de 130 imagens de produtos que selecionei como oportunidades para serem trabalhados nesse novo cenário

Essa pesquisa será lançada no dia 3 de dezembro e vai te ajudar a fazer não só a ter sucesso nesse ciclo 2020/2022, mas também a recriar seu negócio, transformando o mesmo em uma fonte sustentável de renda e uma atividade prazerosa para seu dia a dia (coisa que tem sido perdida hoje conforme depoimento que recebo de todos os lugares…)

Esse material devera ter algo em torno de 60 páginas, será bem pratico, abrangente, atual e no formato digital.

O valor de venda desse estudo será de 100,00.
Para os pedidos antecipados, ate o dia 25 de novembro, o valor será de 89,00

MUDE O DESTINO DO SEU NEGOCIO!

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