7 DICAS PARA O DIA DOS NAMORADOS

Em junho temos uma importante data para o mercado de flores e há várias formas de atacar, superando qualquer clima de baixo astral que possa estar afetando suas vendas. Mas em todos os casos temos que ter a somatória de : iniciativa + inovação + planejamento.

Pensando nisso, elaborei uma sequência de 7 grandes dicas para você se dar bem nessa (e se inspirar para outras datas….)

  1. QUEM CAUSA EMOÇÃO NUNCA É ESQUECIDO
    1. As pessoas podem esquecer o que leram, o que viram ou o que ouviram, mas não esquecerão as emoções que tiveram. Para um momento de alta ansiedade como o atual do nosso pais, as pessoas precisam ter produtos que as façam sentir-se únicas e recompensadas. Sendo realista, os produtos que você oferece hoje tem essas qualidades?
    2. Crie produtos novos e inusitados para o Dia dos Namorados, algo fora do catalogo habitual, e além de surpreender, acione o gatilho mental da escassez, oferecendo esses produtos somente para essa data.
  2. CARENCIA AFETIVA E COMEMORAÇÃO DO CASAL
    1. As pessoas da nova geração, ou seja, os Y e Z, tem alto interesse em moedas sociais. Esse temo foi cunhado para descrever notícias e conteúdo de alto valor de compartilhamento. Uma campanha que mostre a data e o seu produto como uma forma de marcar a data terá grande escuta.
    2. Em primeiro lugar é preciso lembrar que ao divulgar um produto temos duas faces diferentes a trabalhar.
      1. Características: descrevem o produto fisicamente
      2. Benefícios: apresentam as sensações e ganhos que o produto traz
    3. Quando estivermos divulgando ou pensando no desenvolvimento do produto, pense muito em quais benefícios (e não quais características) tem sua oferta. Recheie o mesmo com coisas que remetam a eliminar a carência afetiva, reforçar relacionamentos e que demonstrem como a pessoa que recebera o presente será singular!
  3. LOGISTICA E PROCESSOS INTERNOS
    1. De nada adianta conseguir clientes e depois não atender conforme o esperado. Informe bem seus funcionários sobre o plano de atuação durante a data, peça sobre eventual problemas operacionais, tenha redundância nos recursos estratégicos para a operação.
    2. Mantenha canais de multi acesso para os clientes, crie indicadores para medir a eficiência dos processos e tenha um painel de monitoramento.
    3. É nas datas de pico que ganhamos clientes para o restante do ano
  4. FAÇA UMA PROMOÇÃO PRE DATA
    1. Caso haja tempo, organize uma ação de interatividade antes da data. Isso desperta o interesse das pessoas para sua loja e crie naturalmente um fluxo de clientes.
    2. Quer uma ideia? “De um beijo e ganhe uma flor” – mande uma foto beijando sua amada (o) e passe em nossa loja para ganhar um lindo botão de rosas
  5. CASAIS CASADOS A FRONTEIRA FINAL
    1. Em geral os casais casados não costumam comemorar essa data. Isso deve por mera distração e esquecimento. Certamente eles estariam aproveitando o momento para renovar votos e fortalecer o relacionamento se fossem estimulados para isso.
    2. Crie posts relacionados a esse tema em suas mídias sociais, faça uma ação interativa especifica no facebook “ Sua esposa ainda é sua amante? ” – Coloque uma declaração de amor e concorra.
    3. Se olharmos o universo dos consumidores, aqueles que são casados tem um potencial de crescimento ainda maior do que os enamorados. Sabendo criar uma comunicação criativa e provocante você pode abocanhar uma enorme fatia de vendas
  6. USE A DATA COMO GERADOR DE MIDIA
    1. Várias lojas têm aproveitado a data para fazer barulho e conseguir espaço gratuito na mídia. Com certeza você já deve ter ouvido falar daqueles buques com 200 botões de rosa e coisas parecidas.
    2. Criar produtos exóticos e chamativos podem gerar ótimas pautas para a mídia. A contratação de um assessor de imprensa para divulgar essa ação especifica não sai caro e tem retorno garantido
  7. FAÇA MIDIA PAGA NA WEB E DEPERTE A AIDA
    1. AIDA é a abreviação de uma estratégia de comunicação:
      1. A = desperte a atenção
      2. I = desperte o interesse
  • D = desperte o desejo
  1. A = proponha a ação
  1. Lembre-se que a maior parte das pessoas que acessarão suas mídias sociais estão geograficamente próximas a sua loja, o que é uma grande vantagem. Cria uma ação promocional que esteja baseada nessa técnica e lembre a eles como o seu produto temático X é arrebatador para essa data (falando dos benefícios e usando AIDA)

Que tal, gostou?

Você pode ter mais dicas, através desses 3 canais:

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