O crescimento da geração 90, hoje na faixa dos seus 30 anos, trouxe uma mudança de comportamento importante que influencia o mercado de flores:

  • Redução dos casamentos oficializados
  • Aumento dos relacionamentos tipo “morar junto”
  • Redução do tempo de duração dos relacionamentos (notícias dão conta que hoje isso gira entre 3 e 7 anos)

O mercado já havia detectado o crescimento do mini wedding que vieram para mudar a forma com que comemoramos uma união. Uma confraternização mais intimista e onde se dá preferência para a confraternização com os amigos.

Vivemos tempos onde o próprio relacionamento está em risco, dado a facilidade de seguir em frente, uma vez que existe pouco patrimônio em comum e a escolha por filhos é postergada em muitas vezes.

Uma vez que isso cria um nicho de mercado, vale a pena nos desdobrarmos sobre ele:

  • Em geral são jovens entre 30 a 45 anos (abaixo e acima dessa faixa ou já se decidiram pelo casamento ou pelo não comprometimento);
  • Os relacionamentos duram de 3 a 7 anos (os de menor duração existem certamente, mas não são objeto dessa análise);
  • Quanto maior a duração, maior a motivação para comemorar as “bodas” de união (3, 5 e 7 anos). Alem da agenda do casal, com viagens por exemplo, a comemoração dessas datas é um desejo cada vez mais crescente.
  • As comemorações são mais formais (as vezes em restaurantes, casas de show ou mesmo em chácaras de conhecidos no final de semana), mas nem por isso deixam de requerer atenção aos detalhes (algo mais que comida e bebida)

As pessoas querem comemorar mais as pequenas datas pessoais e essa é das mais importantes. Elas se relacionam por tribos e querem que essas tribos participem desse momento.

Considerando esse comportamento, essas características e essa oportunidade, que tipo de produto(serviço) podemos construir para esse público?

Reflita sobre isso e faça um plano de jogo. Isso é empreender!

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