O QUE EU FIZ – Consolidando as mudanças do mercado, lancei o estudo 2020 – A REVOLUCAO QUE ESTA MUDANDO O MERCADO DE FLORES onde reuni todas descobertas sobre as mudanças de comportamento que o dia a dia estava provocando no comportamento social e procurei associar a novos serviços que poderiam ser criados.

Se antes criávamos produtos e procurávamos promove-los e vende-los, a ordem agora é investir em SINTONIA (tempo de interação com os clientes), fazer descobertas e então com a tribo engajada, criar produtos por demanda. Esse estudo mostra o crescimento do URBAN JUNGLE, da nova cara dos produtos e da oportunidade da loja atuar no atendimento das pessoas que buscam se desconectar (GARDENS) ou de ter um local para estar (3º lugar =  floricultura + cafeteria).

O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – no mercado tivemos um ano de ebulição. A CEAFLOR foi inaugurada e consolidou a entrada há Holambra como principal entreposto de flores. Consolidou-se a suculenta e dos produtos URBAN JUNGLE, que favorece as plantas em vaso, em detrimento das flores de vaso (ainda que essas ainda sejam bastante representativas).

As flores de corte continuaram em estagnação, fruto da diminuição dos eventos (com a crise econômica desde 2016) e do recorrente fechamento das lojas. A venda em supermercados nunca alcançou volumes que substituíssem essa perda.

O Ceasa Porto Alegre faz uma reforma e inicia esforço de revitalização, reformando suas instalações. Toma corpo a ESALLAB uma iniciativa da Esal Flores que criou uma start up interna para desenvolver inovações – a primeira delas o pagamento por QR CODE.

O mercado atinge a fase de crescimento  orgânico, situação onde as novidades acontecem por todo lado. O futuro começa a parecer melhor, ainda que ainda haja fechamento de lojas e perda de liquidez, mas a perspectiva de novas possibilidades, trazidas pela tecnologia, pelo marketing e pela gestão mais profissional dos negocios aponta para um processo de crescimento e retomada da lucratividade, mas, certamente de forma concentrada (naquelas empresas que souberem surfar essa nova onda e onde os donos tenham a competência empreendedora).

O mercado pede pessoas que conheçam do produto e da entrega, como sempre foi, mas sobretudo, de pessoas que tenham tempo para pensar o negocio (uma realidade ainda não vivida nesse mercado).

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!

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