O QUE EU FIZ – Nesse ano resolvi abrir meu Instagram e meu LinkedIn. Ter mais mídias sociais sempre me assombrou, porque o tempo que temos não e suficiente para o que temos para fazer, e quanto mais mídias… Bom, os 2 canais se mostraram como gratas surpresas.

No LinkedIn tenho aprendido demais. Tem tanto conteúdo lá que vale como uma nova os graduação (vale lembrar que ainda atuo pelo Sebrae em diversos outros setores e com essa fonte consigo saber sobre tendências, boas práticas e conteúdos relevantes sobre todos eles).

Já no Instagram tive um canal de comunicação diferente, que de maneira mais rápida, permite o compartilhamento de conteúdo com muito mais gente (no Instagram a probabilidade de quem ve uma imagem, compartilha-la, e ainda maior que no Facebook). Com isso pude ajudar mais gente, pois nesse canal procure distribuir dicas de como ter mais sucesso sendo um profissional melhor (lembra do que escrevi em 2010?).

Bom, como desafios são a única coisa certa nesses tempos, no meio do ano tive que começar a fazer dialise. O processo durou relativamente pouco, apenas 1 ano, mas limitou muito minha mobilidade e as possibilidades. Mas quem não tem cão, caca com gato, e o desafio foi trabalhar em um contexto a distancia e se reinventar. Digo isso porque sei que você também tem desafios, que parecem intransponíveis, mas não se trata do tamanho do problema, mas sim da sua forma de lidar com ele – isso é sempre o que decidira a situação.

O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – no mercado tivemos o acentuamento da crise econômica, que resultou em mais fechamentos de lojas, mais informais e mais concentração de mercado. Muitos produtores de flores deixaram o mercado nessa época.

Mas crise é sempre sinal de oportunidade, e alguns casos interessantes apareceram aqui. A Esal Flores começou com suas maquinas de flores nos aeroportos, a Vertical Garden obteve muito sucesso no segmento de JARDINS VERTICAIS para empresas e surgiu o PEDRO CAFÉ E FLORES em SP, um modelo de loja multivarejo, focado no conceito 3º LUGAR que fez muito sucesso e inspirou outras inciativas pelo pais, nos anos seguintes.

A inovação sempre nasce nas fronteiras do mercado, no momento de dificuldades e na observação do comportamento das pessoas. Sem produto bom não se tem nada, mas, sem conhecer seu comprador, de nada adianta produto bom!

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!

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