30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2016

O QUE EU FIZ – Nesse ano lancei o CLUBE O EMPRESARIO DE SUCESSO, uma proposta de conteúdo por assinatura. A ideia era fazer um atendimento mais aprofundado, com conteúdos exclusivos e consultorias a distância, para lojas do setor que fizessem uma assinatura. Foi uma experiencia boa, mas não teve continuidade. Assim como ela, tantas outras acabaram por não vingar, e delas tiro um grande ensinamento – as tentativas sempre trazem algo a mais e te preparam para um novo passo. Isso é importante porque você também já teve iniciativas que não deram certo e talvez tenha se abatido com essas descontinuidades, e deixou de tentar. Esse é um grande erro. De cada 10 coisas novas, provavelmente 9 não darão certo, mas todas as 10, se forem feitas de maneira dedicada, trarão um aprendizado que servira para afiar seu machado. O sucesso não se trata dos acertos, mas dos aprendizados nos erros. Para um bom futuro, precisamos aprender essa lição!

Anos depois, como consequência desse processo, lancei o PROGRAMA CONTRATADO, que esta indo muito bem. Agora para 202 estarei lançado a MENTORIA COLETIVA, uma oficina presencial regional que estou apostando bastante. Espero que essas vivencias inspirem você!

O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – O mercado de ornamentais atinge R$6 bilhões (a preço de consumo), uma marca importante. Tivemos o pico do setor de paisagismo (de lá para cá houve um acentuado crescimento dos serviços informais, e com a crise econômica de 2016 a 2019, o setor de construção civil e o investimento das empresas caiu demais).

O interessante é que ao mesmo tempo que o crescimento de informais e a grande crise econômica do período foi acompanhado pela falta de mao de obra capacitada, nas lojas, nos produtores, nos atacadistas e nas empresas em geral.

Com isso cresceram os free lancers no mercado, uma categoria nova, que ao contrario dos informais, que atendem o cliente final, são fornecedores das lojas e das empresas estabelecidas. E como a adaptação do modelo UBER no segmento de flores. Acredito que esse formato deve gerar outras alternativas para o futuro, para aqueles que souberem empreender com esse cenário. Serão os ECOSSISTEMAS DE NEGOCIOS.

A lamentar, tivemos uma grande perda nesse ano – a morte de Alfredo TIlli.

TIlli foi um pioneiro nos cursos de arte floral no Brasil, e de uma maneira única, se focou nos cursos de formação de arte floral. O caminho natural nesse segmento sempre foi de criar cursos cada vez mais avançados, mas de maneira missionaria (e muito extrovertida), dedicou décadas a formar profissionais para o mercado (tanto aqueles que queriam abrir seus negocios com flores, quanto aqueles que trabalhavam neles e ainda não tinha formação). Seu impacto no mercado não pode ser medido.

Hoje vejo essa missa com Leo Mendes e Tania Santos, outras grandes missionarias das flores. Um mercado não cresce sem pessoas dedicadas ao que é preciso (e não somente aquilo que da mais visibilidade). Não olho para ele como uma grande perda, mas sim, como um grande ator na historia do mercado de flores no Brasil!

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!

Lembretes-

Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020

Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br

0
Would love your thoughts, please comment.x