30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2007

O QUE EU FIZ – Depois de alguns anos trabalhando pelo Sebrae e com os materiais já editados, recebi convite do Sebrae Nacional para realizar uma pesquisa mais aprofundada em termos de levantamento de dados, a partir de entrevistas com lideranças regionais e em dados secundários, para editar o 1º CENSO DO MERCADO DE FLORES.

Muitos dos dados apurados ali serviram de fonte de informação para o mercado e para a imprensa por quase 10 anos e ajudou na planejamento estratégico do setor.

Nesse mesmo ano produzi um vídeo dando dicas de como o produtor poderia transformar plantas e flores em produtos, um conceito ainda desconhecido naquele momento. Afinal, UMA PLANTA PODE DAR ORIGEM A MAIS DE UM TIPO DE PRODUTO, conforme seu tamanho, seu vaso, seus acessórios e ainda seu manuseio.

O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – fruto da sequencia de fechamento de lojas e do problema com o atendimento dos supermercados, cada vez mais o fornecedor parte para venda direta ao consumidor final ( o que por fim só aumentou o fechamento de lojas e o volume de informais). Nessa época muitos atacadistas montaram barracões locais, onde atendiam as lojas, os consumidores e ate algumas redes locais de supermercado.

Esse modelo persiste até hoje. Para o florista tradicional, somente o caminho do MULTIVAREJO e o trabalho de SINTONIA via mídias sociais podem criar um novo ciclo de crescimento. Para os fornecedores, somente uma visão de ECOSSISTEMA DE NEGOCIOS, através da criação de encadeamentos comerciais com clientes pode criar um novo modelo exitoso. Nele o poder de compra e logística se unira ao poder de atendimento e promoção e teremos micro cadeias com sustentabilidade.

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!

Lembretes-

Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020

Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br

0
Would love your thoughts, please comment.x