30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2006

O QUE EU FIZ – Já com alguma experiencia no atendimento via Sebrae, iniciei um trabalho com flores, no polo de produção de Gravata. O mercado local de Recife e do interior tinha demanda e o desgaste do transporte a partir de São Paulo criava oportunidade para produção de flores clima temperado. Foi um trabalho muito motivante e permitiu grandes aprendizados uma vez que a realidade do produtor local era bem diferente do ambiente ao que eu estava acostumado em Holambra,

O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – A partir desse ano a economia começou a reagir e o Brasil entrou em um ciclo de crescimento que durou cerca de 8 anos. Automaticamente todas as atividades prosperaram (ainda que o paisagismo e a decoração se destacaram, tendo seus melhores anos da história – se a década de 90 foi das lojas de rua, esses 8 anos foi da prestação de serviços. Muitos se aposentam hoje devido ao que ganharam naquele período).

Outro fato marcante desse ano foi a explosão da produção regional de crisântemo de vaso e o surgimento dos polos regionais de produção de rosas. Alem de demanda fixa local, a estabilidade de preços foi o grande fator para conquistar os clientes. Alguns desses produtores acabaram por se especializar depois na produção especificamente para as datas de pico.

Dessa época também surge o interesse dos “breeders” (donos de patentes de flores) a fiscalizar mais o pagamento de royalties sobre o uso de suas variedades. Esse embate ira se seguir por 10 anos. Em 2016, muitas das regiões começam a suspender a produção, uma vez que o risco de fiscalização e processos passa a não compensar mais. O norte do Paraná foi uma das mais atingidas por esse contexto.

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!

Lembretes-

Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020

Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br

0
Would love your thoughts, please comment.x