10 DICAS PARA GANHAR DINHEIRO COM VENDA DE PLANTAS

  1. A venda de plantas para uso próprio não é uma moda, ela é uma tendencia! A demanda surgiu antes da pandemia, com o crescimento do estresse social e foi depois potencializada pelo COVID quando as pessoas se viram presas em casa. As pessoas querem se conectar consigo mesmas, querem esquecer do caos do mundo, querem criar ambientes mais acolhedores para a família. O consumo de plantas continuara crescendo e se sustentando nos próximos anos!
  2. O aumento de consumo levara ao aumento da concorrência! O mercado sempre responde a demanda. Quando cresce a demanda logo crescera a oferta. A mídia fala todo dia dos benefícios das plantas, os grupos temáticos de jardinagem só crescem na web, os youtubers multiplicaram-se! Com maior visibilidade maior será o interesse de lojas como home center, hortifrutis, lojas de material de construção, lojas de 1,99 e supermercados menores. Proteja-se da concorrência de preço alimentando o hobby pelo produto e não apenas sendo mais uma opção de preço!
  3. Customize seu atendimento! Adote como procedimento identificar o nome do cliente logo no início do contato. Somente trate o mesmo pelo nome depois disso. Nessa guerra disputamos a atenção do cliente e venceremos demonstrando atenção pelo cliente. Cada detalhe é importante e um supermercado não conseguira fazer isso!
  4. Trabalhe com atendimento assistido! Se você é de uma loja pequena atenda pessoalmente e dedique tempo para ter um bom atendimento. Se você é de uma loja grande, facilite o contato, com canais alternativos de contato via web, com canais exclusivos para cliente preferenciais ou ainda com mecanismos que facilitem o contato dentro da loja (campainhas distribuídas na loja). Quem souber ser mais acolhedor não temera a concorrência!
  5. Ajude seu cliente a superar o medo da falta do “dedo verde”. Muita gente começou a comprar o produto recentemente, mas tem dúvidas sobre como cuidar dos mesmos. Crie a agenda do cliente, com o envio de dicas sobre o produto comprado, semanalmente. Crie fichas técnicas colecionáveis para distribuir na loja. Faça eventos presenciais ou lives para orientar seu cliente. Invista no relacionamento. Quem ganha a confiança e quem tem iniciativa, ganha esse jogo!
  6. Não é preciso ser grande para trabalhar com plantas. Quiosques, Flower trucks, atelier, micro viveiros, pequenos gardens (250m2) e gardens (a partir de 500 m2) tem potencial nesse momento. O que precisamos são estratégias para proporcionar experiencias, cada um à sua forma!
  7. Arranje tempo para lidar com o cliente e para seu marketing! 50% do seu tempo deve ser destinado a criar promoções, interações, falar com o cliente e outras iniciativas. Adote a gestão ágil e estruture processos operacionais para conseguir ter esse tempo demandado pelo cliente!
  8. Não tenha a mesma loja o ano inteiro! Pense em mudar o lay out e a comunicação interna a cada estação do ano. Nessa relação, quem tem obrigação de provocar é a loja! Os clientes têm curiosidade e interesse e se você criar o motivo eles virao!
  9. Assuma a liderança comunitária. As pessoas procuram lojas com proposito. Tome iniciativas para ajudar a comunidade e para criar o bem estar social. Pesquise sobre dicas de sustentabilidade, fique esperto sobre o mercado PET, olhe as demandas sociais da vizinhança. As pessoas querem ajudar e se conectarão com negócios que defendam uma causa!
  10. De motivos! Faça cupom para recompra, de presentes no aniversario do cliente, faça oferta do dia x todo dia, faça parcerias para ações promocionais com fornecedores, tenha uma agenda de eventos, crie corners instagramaveis na loja, crie concursos e eleições. Entre na vida das pessoas e faca parte do seu lazer!

Veja diversos conteúdos na lives que fizemos sobre o universo garden center, no insta Augusto Aki e no blog www.negocioscomflores.com.br

0
Would love your thoughts, please comment.x