Cada boa ideia que surge em sua cabeça você rapidamente pensa no monte de coisas que pode dar errado?
É assim com a maior parte das pessoas. Por que é tão fácil reclamar e focar no negativo?
Essa sensação do pessimismo é associada à heurística da disponibilidade, um viés cognitivo onde seus julgamentos são influenciados de acordo com a facilidade de lembrar de algo.
Ela induz as pessoas a pensarem, por exemplo, que, se existem guerras hoje, assim como existiam guerras no passado, “nada mudou”, independentemente do progresso incremental que a humanidade teve século após século, década após década.
Essa heurística nos leva então ao viés da negatividade, que nos leva a dar mais atenção e importância sobre as experiências e informações negativas do que às positivas.
O antídoto para a negatividade? Podemos tentar reconfigurar nosso cérebro através de pequenas atitudes, como por exemplo:
💛 Fazer lista de tudo de bom que aconteceu no dia;
💛 Escrever sobre momentos agradáveis; Procurar leituras, filmes, conversas conectadas com as suas paixões;
💛 Pratique a meditação (15 minutos diários)
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
