Em um momento de mercados saturados e economia desacelerada também existem oportunidades e por vezes se torna essencial investir. Se de um lado os consumidores estão mais conservadores, a crise econômica também cria oportunidades.
As pessoas se sentem extremamente pressionadas e estressadas. Isso levara a demanda por produtos “Eu mereço”, por empresas que vendam soluções e não produtos, por produtos que ajudem a reforçar relacionamentos com sua rede de contatos e a produtos que estejam ligados ao seguimento da saúde e bem estar.
Para traçar um caminho entre avaliação de risco, a montagem de uma trilha de implementação e uma proposta de valor consistente, existe o plano de negócios.
Tenho realizado esse trabalho utilizando a ferramenta Plano de Negócios 4.0 do SEBRAE MG e com isso ajudado aqueles que buscam a visão focada em resultados e um direcionamento que os leve a alcançar a sustentabilidade econômica de seus negócios.
Uma das formas de iniciar esse processo é montar um Plano de Negócios piramidal que serve de briefing para montagem do plano de negócios completo. O modelo Canvas também auxilia nessa primeira visão.
Compartilho abaixo o modelo piramidal e me coloco a disposição para analisar seu Plano de Negócios (ou mesmo monta-lo para você, se for de seu interesse). Entre em contato e vamos conversar mais sobre sua ideia. Não há futuro para quem não inova!

Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
