Que a crise contribui para a queda das vendas, tudo bem… Mas se voce fizesse uma experiencia de cliente oculto na sua loja iria ver como estamos ruins em atendimento!
Estamos perdendo o jogo em casa. As pessoas querem ter lojas como referencia, para ajuda-las em diversas frentes, e essa confiança se constroi no primeiro relacionamento (mostrando acolhimento e interesse) e depois no relacionamento (construindo interacoes).
Como a maior parte dos funcionarios esta cheia de problemas pessoais e como muitas vezes nao somos bons gestores de equipes (o que cria um ambiente de estresse), o atendimento que esses funcionarios prestam para os clientes acaba sendo um deserviço para a loja.
Disso decorre que cada atendimento pode resultar ou em uma venda unica ou em uma venda perdida….
As vantagens de criar uma atitude mais empreendedora e envolvida da equipe sao muitas e isso pode salvar seu negocio:
- Gerar vendas recorrentes
- Gerar vendas adicionais
- Criar advogados para a loja
- Criar canal de aprendizado para melhoria de servicos
- Criar canal de pesquisa para inclusao de novos produtos
O que esta matando nosso antedimento?
Olha aqui 7 razoes

Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
