Nas palestras que realizo costumo apresentar alternativas para inovar a partir do entendimento sobre o comportamento do consumidor.
Hoje, mesmo com a crise, temos possibilidades. Digo que o empresário tem que olhar seu produto e buscar uma estratégia que opte por “produto peludo” ou “produto pelado”. A ideia é muito simples. O produto padrão, de qualquer segmento, sera o mais afetado pela queda de vendas e pelo aumento da concorrência. Assim, você deve se focar em eliminar partes do processo ou produto, transferindo algumas atividades para o consumidor, para criar sua versão de “produto pelado”. Isso atende a restrição orcamentaria de seus clientes.
De outro lado, o aumento do estresses, do caos social, da falta de identidade e o vazio psicológico trazido pela vida moderna, cria nas pessoas a necessidade de se recompensar pelos desgastes a que se submetem no dia a dia. Dai vem o apelo “eu mereço”, que é uma aplicação pratica da estratégia “produto peludo”, ou seja, agregue valor, facilidades, crie conveniência e atenda a solução de uma determinada demanda do consumidor.
Tanto por um lado como por outro, estaremos a frente da concorrência e atraindo os olhares dos consumidores. Esse processo é continuo, ou seja, uma melhoria não esgota o assunto, ela precisa ser novamente pensada logo após sua implantação. O processo de pequenas melhorias frequentes construí uma grande diferença ao longo do tempo, cria uma tribo de advogados, que por sua vez identificam a empresa como inovadora e contribuem com sugestões para novas melhorias.
Quando atingimos esse patamar de interação, alcancamos a sustentabilidade econômica do negocio.
Quer um exemplo pratico?
Veja no setor automobilístico, que ficou 3 anos com estagnação em vendas e demissões. Mesmo nesse cenário o JEEP Renegade bateu recordes de vendas. Por que? Por que ele é um produto do tipo “eu mereço”.
Mas não precisa ser algo de alto valor para se enquadrar nessa categoria. O salao de beleza, por exemplo, é um serviço do tipo “eu mereço”, assim como as cervejas artesanais ou as barbearias.
Semana passada encontrei esse kit abaixo. Para quem gosta de vinho logo vera o apelo do produto. O que acha?



Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
