Biofilia é um conceito que, embora não seja nada novo, está ganhando muita importância. Em Verdissimo sabemos que não é muito conhecido, mas pouco a pouco está se posicionando como uma tendência no setor de design e arquitetura. O que é? e que relação ele tem com design e arquitetura?
A primeira pessoa a usar o conceito de “biofilia” foi Erich Fromm, do campo da psicologia, embora anos depois, quando o biólogo Edward O. Wilson desenvolveu o termo.
“Bio” tem dois significados no dicionário: vida ou organismo vivo em relação ao meio ambiente.
“Philia” significa paixão ou amor por algo.
Certamente com isso, você já tem uma ideia do que significa: amor pela natureza, pelo meio ambiente.

As pessoas se sentem melhor e mais completas quando estão perto de plantas e animais, elas nos ajudam a nos sentir melhor. A natureza aumenta a sensação de vastidão e nos ajuda a nos conectar com nosso eu interior. Por que isso acontece? É por causa do nosso passado, por causa da evolução da raça humana. E porque os seres humanos sempre foram muito próximos da natureza.
O conceito de biofilia é um conceito que ultimamente tem sido relacionado ao design e ao setor de arquitetura. E não só tem sido relacionado a ele, mas fundiu-se ao ponto de muitos profissionais já falarem de design biofílico e arquitetura. O que é que ele consiste? Você pode definir o design biofílico como o tipo de design que incorpora elementos da natureza.
Cada vez mais, estamos olhando para estudos que apontam os benefícios e o impacto positivo que os elementos naturais têm sobre as pessoas, é por isso que o design está cada vez mais sendo fundido com a natureza em casas, escritórios e cidades em geral, reduzindo o estresse e aumentando a felicidade das pessoas que habitam esses espaços.
Quais são os elementos que temos que procurar em espaços para que sejam considerados design biofílico ou arquitetura?
- A otimização dos espaços deve existir.
- Controle os níveis de conforto termica.
- Leve em consideração a qualidade do ar, poluição, níveis de toxinas e ventilação se for um espaço fechado.
- Conforto acústico.
- Boa iluminação, natural e artificial.
- O uso de materiais naturais.
O que acha da biofilia? Você já ouviu falar sobre isso?
Para mais
informações, Verdissimo
www.verdissimo.com
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
