A demanda por flores e plantas ainda é boa. Percebemos que os produtores não conseguem atender a demanda. A oferta está ficando menor e mais verde. Os clientes atacadistas estão desesperados por produtos. Os centros de jardinagem têm um mínimo de produtos disponíveis na loja, porque não há nada extra à venda. Um cliente com um pedido semanal não consegue mais obter produtos suficientes. A justificativa para o aumento da demanda é que os consumidores estão mais em casa, procuram deixar suas casas mais aconchegantes e procuram novas atividades para se dedicar.
Além disso, as estufas são vendidas principalmente a empresários chineses para a produção (cinza) de Cannabis. As estufas existentes estão se expandindo. A variedade de flores e plantas está diminuindo. Há espaço para novas iniciativas.
Na semana passada, plugues de flores foram plantados na pradaria atrás de nossa casa para incentivar uma variedade maior de flores. Aves e insetos se beneficiam dessa iniciativa. Eles também aproveitam o fim do verão quente antes de partirem novamente para o sul.

Angelle de Cleves,
Produtor de vasos em Ontário, Canadá
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
