1o PASSO – PENSE NA EXPERIENCIA DO CONSUMIDOR
Quando falamos em experiência do consumidor, temos que conciliar 3 universos diferentes – o desejo do consumidor, a lucratividade para o negocio e a operacionalidade da ideia. Assim, sem um sonhador, não iremos gerar a inspiração, mas sem um gestor, não encontrarmos aquelas ideias que podemos executar com qualidade.
Assim, ao mesmo tempo que você deve olhar para fora, tanto nos clientes como nos concorrentes e ate em outros mercados, para se inspirar, o legal é trazer as possibilidades para uma discussão interna com a equipe.
Para esse movimento de discussão recomendo a ferramenta SCAMPER de geração de ideias. Quem quiser saber mais sobre ela basta me escrever que envio gratuitamente por email

2º PASSO – DISCUTA QUE TIPO DE EXPERIENCIA DEVEMOS PROPORCIONAR
Para aqueles que quiserem se aprofundar aqui, recomendo dar uma olhada no nosso ebook – APRENDA COMO TRANSFORMAR SEU NEGOCIO EM UMA SOLUÇÃO PARA SEUS CLIENTES – em www.negocioscomflores.com.br onde mostro ponto a ponto o que você precisa olhar para mudar seu negocio. Um verdadeiro mapa do caminho! Ah, ele se aplica para vários segmentos, não somente para flores, viu?

3º PASSO – DEPOIS DE COLOCAR AS POSSIBILIDADES NA MESA, SELECIONAR QUAL SERA FOCO DO SEU ESFORÇO
É importante dar foco. Não podemos fazer tudo em em varias frentes.
É importante medir o que estamos fazendo, para gerar aprendizados e ajustes.
É importante pensar ao mesmo tempo nas entregas que estamos fazendo, para medir a satisfação e ao mesmo tempo, estar atendo a nossa próxima inovação.

Quem sempre tenta inovar, não perde o jogo!
(*) As ilustrações usadas nesse artigo foram obtidas no site da endeavor
Valeu?
Augusto Aki – CONSULTOR DE MODELOS DE NEGOCIO
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
