30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2003
O QUE EU FIZ – Acompanhando os movimentos do mercado, me profundei no mercado virtual e lancei o livro FLORES.COM que analisa as experiencias que ocorriam e trazia um caminho para quem quisessem entender melhor e usar essa ferramenta.
De outro lado, como o mercado estava fraco, decidi me credenciar no SEBRAE SP e comecei a prestar serviços para outros setores. O primeiro dos projetos em que estive envolvimento foi o desenvolvimento da METODOLOGIA DE INTERVENCAO NO VAREJO – uma ferramenta que depois originou a forma com que o Sebrae SP atua nas lojas, em projetos coletivos. Fizemos o piloto na cidade de Orlândia/SP.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – Mais ou menos nesse ano começa o segundo ciclo dos supermercados com as flores. Nos anos anteriores, a discussão sobre perdas e as demandas cada vez maiores das redes sobre os atacadistas fez com a qualidade dos produtos oferecido ali fosse cada vez pior e a falta de liquidez acabou por quebrar quase todos os atacadistas que trabalhavam nesse segmento.
As 2 maiores redes decidiram então investir na compra direta no Veiling e o processo teve um reinicio totalmente novo. Depois de alguns anos ele acabou por influenciar na entrada de todas as redes de auto serviço, de colocar a flor em todas as cidades medias do pais e a mudar totalmente o cenário de mercado para as floriculturas de rua.
Essa é a grande reclamação do mercado, mas por acompanhar sua evolução, vejo como inevitável (aconteceu com a carne, com o pão, com as bebidas e diversos outros). O lado positivo é que esse movimento democratizou o acesso e o consumo de flores e plantas e foi responsável por uma mudança de compras que influenciara o futuro do nosso mercado – a compra para uso próprio.
Com o habito de comprar plantas, vimos surgir o URBAN JUNGLE, os jardins verticais, as varandas gourmet. Assim, muitas oportunidades estão na mesa. Será preciso agora quem está no mercado evoluir de empresário para empreendedor, reaprendendo a gestão do negócio, achando produtos para o cliente (ao invés de apenas revende-los) e investir mais em SINTONIA via mídias sociais do que em propaganda e oferta…
Você pode ver mais sobre essa mudança em nosso ESTUDO – A REVOLUCAO QUE ESTA MUDANDO O MERCADO DE FLORES.

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
