30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1997
O QUE EU FIZ – Nesse ano, com várias atividades já consolidadas, cuidei mais um ano da Expoflora e organizamos uma nova missão técnica e atacadistas para a Holanda. Também começaram ai as palestras sobre comercialização de flores pelo pais a fora, nessa época convidado pelo Sebrae.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – O crescimento das estufas a partir de 1991 gerou queda de preços e o juros em que foram contratados os financiamentos dessas estufas acabaram excedendo e gerando prejuízos para os produtores. Vários em Holambra quebraram e como no sistema da Cooperativa havia a pratica do aval cruzado, o problema atingiu a todos.
A Cooperativa Holambra parece ter esses ciclos de forma recorrente, assim, como em 82 e 89, uma grande crise interna foi estabelecida. Isso acabou por fazer surgir nos anos seguintes 2 novas centrais de comercialização – a Associação dos produtores de Holambra e a Cooperflora.
Uma coisa positiva contudo foi a mudança do relógio no leilão, de ponteiros para digital. Esse foi adquirido por compra e trouxe um ar ainda maior de modernidade ao ambiente. O número de transações por minuto deu um grande salto e o uso dos dados para análise de vendas e de marketing passou a ser uma grande vantagem competitiva para os produtores e atacadistas.

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br
 
					 
												 Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
