30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1994
O QUE EU FIZ – O boom do mercado era ensurdecedor e no Veiling surgiu a ideia de estruturar uma operação de franquia. Alem do curso de especialização, viagem pela Europa para conhecer o sistema nos Gardens e também conheci operações de franquia nos EUA. Apesar de não ter resultado em investimentos, esses levantamentos foram base para diversos livros e cursos que acabei por lançar nos anos seguintes e que ajudaram muitas pessoas a entrar no mercado (já que a informação sempre foi um bem raro no setor…)
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – No mercado foi um ano bem institucional. Foi fundado o MERCADO DE FLORES DE CAMPINAS – uma iniciativa impressionante para a época, pois convenceu investidores privados a investir em um imóvel público. O projeto foi liderado por 2 companheiros que deixaram saudade 0 Rubens Mcfaden (que tinha um Garden em Campinas e era de uma das tradicionais famílias do setor) e Sr.Saito (que tinha uma pequena metalúrgica em Campinas e depois veio a produzir material circulante para transporte de flores).
Também nesse ano foi fundado o IBRAFLOR – Instituto Brasileiro de Floricultura – que desempenha o papel de representar o setor e que discute grandes temas para nosso desenvolvimento.
Também sei de outras instituições que surgiram nos estados, mas como a memoria é falha vou precisar de ajuda de vocês nos comentários para relaciona-las…

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
