O mercado de flores no Rio de Janeiro sofre grande pressao dos mercados de massa (aqui representado pelo Cadeg) e pela venda informal (camelos) o que reduziu drasticamente as vendas das lojas tradicionais. A estrategia de aquisição de clientes, uma tradição no mercado de flores (datas de pico e aniversarios), nao pode ser usada contra esses canais, que tem preço e conveniencia bem maiores. O que fazer entao? Como lidar com um cenario onde o numero de lojas diminui a uma velocidade de 10% aa e que em 2016 cerca de 80% das lojas reduziram os funcionarios?

Bem, ha coisas que nao podemos mudar, como a politica comercial dos concorrentes, a situação economica e muitos custos. Temos que nos concentrar naquilo que esta ao alcance do empreendedor do setor.

Para esse grupo o direcionamento é uma mudança de foco estrategico, da aquisição de clientes para a retenção de clientes, e para tornar isso realidade iremos nos concentrar em :

  • marketing digital e funil de vendas
  • criação de coleções
  • ações promocionais de fluxo
  • ações de responsabilidade social
  • Painel de gestao
  • encadeamento produtivo com produtores

Imagino que esse modelo seja de sucesso e pode insipirar outros nucleos do pais para realizar a transformação tao desejada!

Augusto Aki – consultor de modelos de negocio

www.projetosetoriais.com.br

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