FLORICULTURA VIRTUAL: SEGMENTO É OPORTUNIDADE PARA OS EMPREENDEDORES

As lojas e-commerce de nichos já se estabeleceram no mercado nacional. Agora, esse tipo de negócio vem se expandindo – tem alcançado novos segmentos, novos públicos e novos campos – e, também, se estruturando – ao melhorar suas operações e, consequentemente, as experiências do consumidor.

Partindo do nosso conhecimento de causa, um dos muitos nichos que vêm dando certo é o de floriculturas online, um segmento ainda muito amplo e que apresenta um vasto espaço a ser aproveitado.

Diferenciais

O sucesso desse tipo de e-commerce pode estar ligado a muitas das suas vantagens competitivas frente ao modelo tradicional de floricultura. Uma dessas vantagens é a não necessidade de um estoque. Nas floriculturas comuns é preciso que haja o estoque devido a dois fatores: vitrine e compra (que é feita presencialmente). Além disso, é necessário ter um ambiente completamente climatizado, ideal para conservar as plantas.

Uma floricultura online, por outro lado, não exige nada disso. A vitrine é virtual, criada por meio de fotos; além disso, não há a obrigatoriedade do estoque, que pode ser substituído por uma operação em parceria com fornecedores e prestadores de serviço. Assim, quando o cliente realizar um pedido, o lojista contrata um delivery, que retira a mercadoria com o próprio fornecedor e realiza a entrega.

Caso o empresário queira trabalhar o estoque como seu diferencial, especialmente para entregas rápidas, é possível fazê-lo. Nesse caso, ele precisará de investimento e conhecimento um pouco maiores, afinal cada espécie de planta necessita de condições e cuidados diferenciados.

A escolha por um ou outro modelo de negócio dependerá das possibilidades financeiras do empresário e do que ele quer para o negócio dele. Apesar de parecer um pequeno detalhe, essa é uma escolha que fará toda a diferença.

Plataforma: estrutura e personalização

Uma floricultura online de sucesso pede uma plataforma e-commerce à altura, um sistema estruturado, robusto e personalizável.

É preciso considerar que, geralmente, floriculturas trabalham com muitos produtos – além dos arranjos, há também as cestas (de café da manhã, dia dos namorados, aniversário, etc.), pelúcias etc. Nesse sentido, é preciso optar por uma plataforma que dê estrutura para a quantidade de produtos existente e também suporte um futuro aumento.

É a plataforma também que vai permitir ou não a personalização da loja. As mais simples e baratas não costumam dar margem a grandes intervenções e as empresas tendem a ficar sempre parecidas, caindo na vala do “mais do mesmo”.

Já plataformas estruturadas, como o Magento, possuem mais recursos e permitem a criação de lojas mais personalizadas por meio da utilização de módulos. Entre diversos módulos, destaque para dois: o módulo de entrega agendada e módulo “Monte sua cesta”.

O primeiro permite que, ao realizar sua compra, o cliente escolha o dia que prefere receber a entrega, assim ele pode optar por uma data mais conveniente, quando ele estará em casa para receber, ou pode escolher o dia no qual a pessoa presenteada poderá receber o presente.

Já o segundo módulo, “Monte sua cesta”, permite que o cliente escolha o modelo de sua cesta, a flor de sua preferência, bem como a pelúcia, vinhos, chocolates e quaisquer outros itens que estejam disponíveis

Especialização

Apesar de parecer um nicho homogêneo, as floriculturas online podem operar de modo ainda mais específico.

Existem floriculturas online especializadas em coroas de flores e outras apenas em cestas para datas comemorativas, entre outros.

As possibilidades são diversas. Para quem deseja empreender, ficam as dicas. Estude esse nicho, pesquise, pense, inove! Seu sucesso pode começar aqui!

POR: GALLEGER ILHE

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