Uma das formas mais eficientes de alavancar negócios pode ser feita através da indicação de parceiros. Custa quase nada, gera reciprocidade e se beneficia da credibilidade que cada negócio tem com seus clientes.

O problema é que para formalizar esse processo, é preciso mais que boa vontade. Pensando nisso, surge um novo modelo de arranjo empresarial chamado POOL de EMPRESAS.

Em São Paulo eles dominaram o segmento de construção e praticamente dominam o mercado. As características desse modelo são:

  1. Grupo fechados (para participar a empresa deve ser aprovada e interessar aos atuais membros do pool)
  2. Depois de aceito, a empresa paga uma “jóia” para entrar
  3. Todas as empresas participantes indicam aos seus clientes, que procuram produtos e serviços complementares, outra empresa pertencente ao pool.
  4. Toda empresa paga uma taxa mensal para as atividades do pool
  5. Com a arrecadação dessas taxas são realizadas várias atividades, tais como:
    1. Plano promocional
    2. Premiação de clientes profissionais
    3. Estudos de mercado
  6. O POOL realiza reuniões periódicas de análise de cenários, treinamentos e missões técnicas
  7. O POOL realizar também projetos sociais, valorizando a marca do grupo na comunidade onde se instala
  8. Todos os clientes cadastrados, nas empresas pertencentes ao pool, quando compram ou quando indicam as empresas para seus consumidores finais, acumulam pontos que dão direito a benefícios
  9. A venda de produtos entre empresas do pool tem preços diferenciados

Dessa forma conseguimos revolver vários gargalos:

  • Usar o poder do conjunto para fidelizar clientes
  • Promover negócios a baixo custo
  • Fundo promocional coletivo
  • Favorecer o associativismo, criando benefícios claros e exclusivos para quem participa
  • Mais proteção contra concorrência

Alem do segmento de construção, há também outros casos, como o EATALY, um centro gastronômico e compras, onde o conjunto de lojas também oferece uma proposta que vai além dos produtos aos seus clientes finais.

Em tempos de saturação de oferta, crise de vendas e grande necessidade de defender margens, o encadeamento comercial, entre empresas do mesmo setor, no modelo POOL se apresenta como saída inteligente e eficiente para diferenciar e fortalecer aqueles que enxergam que há vida inteligente além da redução de preço.

Um excelente modelo para nos inspirar!

Augusto Aki – Consultor de modelos de negocio

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