DAS COISAS QUE IMPORTAM NO VAREJO

Vivemos um período de saturação de oferta, ou seja, excesso de produtos em todos os setores, o que torna a maior patê das lojas “genérica”. Assim, as mesmas tentam sobreviver ou baixando preço ou estendendo o mix.

O desafio que se apresenta é diferente em cada situação>

  • As lojas físicas têm em geral uma boa localização, assim um bom fluxo, mas também, em geral, uma baixa conversão. Assim, são corroídas pelo custo fixo.
  • As operações de Ecommerce tem uma boa conversão, mas em geral tem grande dificuldade com atração de fluxo, devido ao excesso de sites, e com isso, são corroídas pelo custo de divulgação

Para que uma loja tenha sucesso precisamos ser mais polivalentes hoje e usar um pouco de cada estratégia para compor uma receita que nos leve ao melhor modelo de negócio.

Para o varejo isso passa certamente por 3 passos:

  1. Proposta de valor
  2. Painel de gestão
  3. Presença digital

Com a proposta de valor, diferenciamos nosso mix, nossa comunicação e nos diferenciamos.

Com o painel de gestão medimos resultados, avaliamos estratégias e decidimos onde e quando investir.

Finalmente, com a presença digital conseguimos melhorar a conversão da loja física e nos beneficiamos com um menor custo para promoção na web (através do marketing de conteúdo)

Muitos proprietários de lojas ao tomarem contato com essa visão argumentam que devido aos problemas atuais de liquidez não conseguem recursos para investir na presença digital. Se de um lado, as ferramentas e o auxílio profissional são altamente recomendados, na gestão da presença digital e na execução de boas práticas, também e certo que podemos começar através de pernas próprias, até que se alcance o nível onde um suporte possa ser contratado.

Basicamente o caminho das pedras para tanto é:

  • Capacitação do proprietário nas principais ferramentas e praticas
  • Adoção de uma rotina diária, prevista na agenda do proprietário, para alimentar suas redes (de forma ativa e programada) assim como está atento para interagir e responder questões recebidas
  • Implantar um sistema de avalição de esforços e de troca de ideias com a equipe, para desenvolvimento de ideias inovadoras de promoção, interação, conteúdo e fidelização que considere a sinergia entre loja física e mídia digital.
  • Se possível, fixar uma forma de tutoria para dar suporte ao proprietário na avaliação de estratégia e da sua melhoria

Assim imagino que podemos conseguir juntar o saboroso ao saudável, ou seja, fluxo com conversão e sustentabilidade econômica.

Augusto Aki – consultor de modelos de negocio

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